Educação

Educação e Fmac ajustam preparativos para a Teia Cultural

Por 7Segundos com Assessoria 16/10/2018 18h06
Educação e Fmac ajustam preparativos para a Teia Cultural
Educação e Fmac ajustam preparativos para a Teia Cultural - Foto: Ascom/Semed

Cerca de três mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Maceió participam na próxima quarta-feira (31), da Teia Cultural, em evento que será realizado no Ginásio do Sesi, resultado de uma parceria entre a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).  

A Teia Cultural vai reunir trabalhos desenvolvidos em 19 escolas de diversos bairros da capital, que abriram suas portas para 15 instituições culturais, por meio dos Pontos de Cultura. O trabalho nas escolas foi iniciado em abril deste ano e contou com recursos do Ministério da Cultura (Minc).

O evento contará com apresentações de bumba meu boi, canto e dança, além da arte de filé, típica do Pontal da Barra. Os detalhes da realização do evento foram ajustados, na ultima semana, em reunião com  a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira e técnicos das secretarias envolvidas.

De acordo com o presidente da Fmac, o modelo de atuação dos Pontos de Cultura na capital alagoana é pioneiro no Brasil, uma vez que promove e traz a cultura para dentro da escola. “O projeto é importantíssimo porque não se trata de fazer cultura no modelo pedagógico da educação artística, e sim a cultura por quem de fato a faz”, explica Vinícius Palmeira.

Para a secretária municipal de Educação, este aprendizado na fase escolar é fundamental na formação dos estudantes. “Educação e cultura andam de mãos dadas e, sem dúvida, essa será uma bagagem para vida destas crianças, que por meio dos trabalhos culturais agora sabem os costumes de seu povo e sua história”, acrescentou.

Os Pontos de Cultura nas escolas de Maceió é uma iniciativa reconhecida também pelo Ministério Público. “O programa é um sucesso nas escolas em que foi implementado”, afirmou a promotora de Justiça, Alexandra Buerlen, que recomendou o reforço e ampliação do trabalho.