Cidades

Eletrobras alerta para prejuízos de queimadas próximas à rede elétrica

Por Assessoria 19/10/2018 17h05
Eletrobras alerta para prejuízos de queimadas próximas à rede elétrica
Queimada - Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

A Eletrobras Distribuição Alagoas alerta que a realização de queimadas deve respeitar uma distância segura da rede elétrica. A prática inadequada e irregular pode interromper o fornecimento de energia para bairros, cidades e regiões inteiras, além de ocasionar graves riscos à segurança de pessoas e animais. Na última quarta-feira (17) uma queimada causou a interrupção do fornecimento em 7 municípios do litoral sul e baixo São Francisco. 

A Distribuidora informa que os prejuízos não são causados apenas se o fogo atingir os cabos. O próprio calor embaixo da rede elétrica já pode ser capaz de partir os fios ou mesmo romper com o isolamento da linha e provocar um curto circuito. Não seguir a legislação ambiental e causar danos à rede de distribuição pode ensejar ao responsável a reparação de danos ambientais, materiais e prejuízos provocados pela interrupção do fornecimento de energia elétrica.

A orientação é que as queimadas sejam realizadas com 15 metros de distância entre a plantação e a rede. Após os 15 metros, ainda é necessário elaborar aceiros, que são aberturas na vegetação que atuam como barreira para retardar ou impedir o progresso de incêndio florestal, de no mínimo 3 metros. 

A colheita de cana-de-açúcar abaixo da rede deve ser feita com a cana crua, sem queimar a plantação. Uma dica importante é não jogar pontas de cigarro acesas ou objetos inflamáveis nas matas e rodovias. Soltar balões também não deve ser feito: além de ilegal, a prática pode causar incêndios e atingir a rede elétrica. 

“A queimada irregular pode ser causada por um único individuo ou um grupo, mas os prejuízos podem atingir milhares de pessoas e até cidades inteiras, afetando escolas, empresas e hospitais. Seguir as normas vigentes deve ser um compromisso de toda a população”, alerta Jonson Barbosa, gerente de Manutenção de Linhas e Subestações da Eletrobras. 

O gerente alerta ainda que os danos podem atingir vários postes e quilômetros de cabos: “Em alguns casos, é possível levar várias horas ou até dias para reconstruir os componentes do sistema elétrico danificados por uma queimada. Fios partidos e postes atingidos podem causar também riscos grandes de acidente com as pessoas e animais”, explica. 

Em caso de fio partido, poste danificado ou cabos de energia com menos de 6m de distância do solo, a população pode informar à Eletrobras por meio do Call Center 0800 082 0196, que funciona 24 horas por dia, e recebe chamadas originadas de telefone fixo ou celular.