Polícia

PF vai apurar a origem dos pacotes encontrados no litoral alagoano

Por 7Segundos 30/10/2018 08h08
PF vai apurar a origem dos pacotes encontrados no litoral alagoano
160 pacotes foram encontrados em Alagoas e outros estados. - Foto: Cortesia

A Polícia Federal de Alagoas (PF/AL) começou, nessa segunda-feira (29), a analisar uma amostra dos pacotes que apareceram no litoral alagoano, os peritos devem investigar a origem deles. Foram mais de setenta encontrados no litoral alagoano.

Os fardos recolhidos na Barra de Santo Antônio, estão sendo guardados na garagem da Prefeitura. Desde o final de semana, fiscais do Município fazem buscas diárias em todas as praias. O primeiro pacote foi encontrado na praia de Carro Quebrado.

A análise feita na última sexta-feira (26), pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), constatou que o material contido nos pacotes é polímero, um produto sintético feito à base de derivados do petróleo e prejudicial ao meio ambiente. Por isso, a orientação dos órgãos ambientais é que os fardos sejam coletados e armazenados pelas prefeituras dos municípios até que se descubra a origem e seja dada a destinação correta.

A PF recebeu as amostras para análise na tarde do úlimo Domingo (28).

O caso

Nos últimos dias, os fardos estão sendo encontrados em diversos pontos do litoral alagoano, como Maceió, Japaratinga, Feliz Deserto, Maragogi, Paripueira, Roteiro, Coruripe, Marechal Deodoro e Barra de Santo Antônio. Os pacotes também apareceram nos estados do Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí.