Economia

Confiança do empresário de Maceió aumenta pelo 3º mês consecutivo

Em setembro, a microrregião de Maceió empregou 3.627 pessoas

Por Assessoria 06/11/2018 11h11
Confiança do empresário de Maceió aumenta pelo 3º mês consecutivo
Centro de Maceió - Foto: Assessoria Fecomércio

Seguindo a tendência registrada nos meses de agosto e setembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Maceió apresentou elevação em outubro, conforme indica a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC) em parceria com o Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Instituto Fecomércio AL).

Em outubro, o ICEC cresceu 1% e a proximidade do final de ano pode explicar esse comportamento. Segundo avalia Felippe Rocha, assessor econômico da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), como nesse período o setor sucroalcooleiro absorve mão de obra temporária, mantendo-a empregada por um período aproximado de seis a oito meses, há uma elevação da renda, o que permite um maior consumo.

Da mesma forma, para o setor de Serviços aproxima-se a alta temporada que, consequentemente, estimula contratações devido ao aumenta do fluxo de turistas. Além disso, eleva-se também a aquisição de mercadorias no Comércio, estimulando o setor a contratar temporários para suprir a demanda. E os dados comprovam essa dinâmica: somente em setembro, a microrregião de Maceió empregou 3.627 pessoas; destas, 237 foram em Maceió.

Apesar de aumentar por três meses seguidos, quando comparado a outubro de 2017, o desempenho atual do ICEC foi 1,9% menor. Para o economista, isso decorre das incertezas políticas. “Há um certo travamento da economia por conta da corrida eleitoral, pois são muitas as expectativas criadas e, por determinação legal, houve a redução do consumo por parte dos governos em agosto, reduzindo a confiança”, assegura Felippe.

A expectativa quanto à economia brasileira no horizonte nos próximos 6 meses também retraiu e ficou em 4,4% comparado ao mesmo período de 2017. Na mesma linha, o índice de investimento e contratação de funcionários está 3,7% abaixo do registrado ano passado.

Analisando apenas o mês de outubro deste ano, o subindicador das Condições Atuais do Comércio aponta crescimento de 1,9% e o indicador que avalia a confiança do empresário em relação aos próximos meses reduziu 0,4%. O indicativo de investimentos e contratação apresentou alta de 2,9% em relação a setembro, motivado por uma alta de 7,9% na contratação de funcionários.