Geral

Grande perda: Versão impressa diária do Jornal Gazeta de Alagoas deixa de circular no estado

O anuncio foi feito pelo jornal aos leitores, justificando a era tecnológica e as versões globalizadas dos jornais como a principal causa para a perda.

Por 7Segundos 10/11/2018 15h03
Grande perda: Versão impressa diária do Jornal Gazeta de Alagoas deixa de circular no estado
Jornal Gazeta de Alagoas - Foto: Divulgação

O Jornal Gazeta de Alagoas que circula diariamente no estado há 88 anos, a partir dessa semana passará a circular semanalmente. O anúncio representa uma grande perda para o jornalismo impresso,  que na era tecnológica transformou os meios de comunicação.

De acordo com o anúncio feito pelo Jornal, a nova formatação será publicada aos sábados e contará com novos conteúdos, mas a qualidade informativa do Jornal será mantida – com o resumo dos principais fatos e notícias da semana - somado ao caráter opinativo.

Para o Secretário de Comunicação do Estado, Ênio Lins, a nova formatação do Jornal representa uma grande perda para os leitores assíduos. Lins manifestou em nota sua solidariedade com todos que fazem parte da Organização Arnon de Mello (OAM) e correm risco de perder seus empregos.

O sindicato da categoria também se manifestou por meio de nota. Confira na íntegra:

Neste momento desolador para a história do jornalismo alagoano, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifestam total e irrestrita solidariedade a todos que fazem parte da Organização Arnon de Mello (OAM), em especial aos que trabalham, diariamente, no Jornal Gazeta de Alagoas.

Com 88 anos de existência o maior jornal diário de Alagoas passa a ser semanal, a partir deste sábado (10), deixando uma lacuna em toda a sociedade alagoana.

Merecem todo o apoio e respeito os profissionais que, ao longo dos últimos anos, foram muito além do seu papel de funcionários, fizeram concessões e sacrifícios por compreender a importância de manter o impresso funcionando. Com paciência e muito trabalho, viram seus direitos como hora-extra e FGTS serem negligenciados pela empresa, mas sempre optaram pelo diálogo e a manutenção do veículo, que sempre foi entregue, pontualmente, e com qualidade ao leitor.

Por outro lado, a gestão continuou ignorando os sinais de mudança do mercado e deixou que as dificuldades se agravassem, chegando ao fim que agora se apresenta.

Repudiamos a decisão de abrir mão de um legado que faz parte da história de Alagoas, ao invés de buscar soluções para viabilizar a empresa.

Prioritariamente, o Sindjornal já acionou o seu departamento jurídico e vai trabalhar incansavelmente para garantir que todos os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. Sobre as possíveis demissões, o sindicato espera que sejam apenas boato. Porque não é justo que pais e mães de família que dedicaram tanto trabalho à empresa sejam penalizados por erros que não cometeram.