Brasil

Lula chega à Justiça Federal para ser interrogado em processo da Lava Jato

A audiência teve inicio às 14h, horário de Brasília

Por G1 14/11/2018 13h01
Lula chega à Justiça Federal para ser interrogado em processo da Lava Jato
Lula é réu nesta ação penal acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro - Foto: Reprodução/Uol

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao prédio da Justiça Federal, em Curitiba, às 13h40 desta quarta-feira (14) para ser interrogado. A audiência – referente a um processo da Operação Lava Jato – começou às 14h.

O primeiro a falar é o pecuarista José Carlos Bumlai, também réu no processo. Ele responde por lavagem de dinheiro.

Em seguida, o ex-presidente será ouvido. Lula é réu nesta ação penal acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Esta foi a primeira vez que o ex-presidente deixou a Superintendência da Polícia Federal (PF), onde está preso desde abril. Não houve bloqueios no trajeto até o local do interrogatório.

Apoiadores do ex-presidente estão em frente à sede da Polícia Federal, onde Lula está preso, e ao prédio da Justiça Federal, onde acontece a audiência.

A oitiva é conduzida pela juíza federal Gabriela Hardt.

Conforme o Ministério Público Federal (MPF), o ex-presidente recebeu propina do Grupo Schain, de José Carlos Bumlai, OAS a Odebrecht por meio da reforma e decoração no sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), que frequentava com a família. Outras 12 pessoas são rés neste processo.

Os valores foram repassados ao ex-presidente em reformas realizadas no sítio, de acordo com os procuradores do MPF. Segundo a denúncia, as melhorias no imóvel totalizaram R$ 1,02 milhão. Ex-executivos da Odebrecht afirmaram que o departamento de propina da empresa bancou parte das obras.

Segundo a força-tarefa da Lava Jato, Bumlai teria ajudado no pagamento de obras no valor de R$ 150 mil na propriedade.

Lula nega as acusações e afirma não ser o dono do imóvel, que está no nome de sócios de um dos filhos do ex-presidente.

Fernando Haddad disse que esteve com Lula nesta manhã para “prestar solidariedade” e “saber se ele estava bem” para o depoimento.

“Ele tinha lido todos os depoimentos das testemunhas e está muito tranquilo quanto ao que ele vai relatar para a juíza no seu depoimento. Achei ele muito preparado e tranquilo”, disse.

O empresário Fernando Bittar, um dos donos do sítio, responde por lavagem de dinheiro. Interrogado pela Justiça, na segunda-feira (12), Bittar disse que achava que Lula faria o pagamento das obras na propriedade.

O pecuarista José Carlos Bumlai e Lula prestam os últimos depoimentos da ação, que depois vai para a fase final.