Mundo

Tempestade de neve surpreende Nova York e deixa mortos nos EUA

Clima frio e úmido contribuiu para acidentes de trânsito que causaram mortes em diversos estados.

Por G1 17/11/2018 10h10
Tempestade de neve surpreende Nova York e deixa mortos nos EUA
Carro saiu da rodovia 684, em Nova York, após nevasca na quinta-feira (15) - Foto: Frank Bacerra Jr./The Journal News via AP

A primeira tempestade de neve da temporada na cidade de Nova York trouxe vários centímetros de neve, depois de contribuir para ao menos sete mortes nos Estados Unidos nos últimos dias, informou a agência AP.

Nessa sexta-feira (16), os estragos estão sendo contabilizados pelo país. Neve, chuva gelada e, em algumas partes, granizo, fizeram com que escolas fossem fechadas de Norte a Sul, voos cancelados e diversas complicações impediram americanos de chegar ou voltar do trabalho.

Caos em Nova York

De maneira inesperada, a cidade de Nova York foi atingida pela neve, deixando pessoas presas no trânsito e causando diversos transtornos.

Apesar de ser modesta para os padrões da cidade, a tempestade paralisou a rede de transporte público que atende Nova York e seus subúrbios e até forçou algumas crianças de Nova Jersey a pernoitarem em suas escolas.

"Claramente, poderíamos ter feito melhor e faremos melhor", disse o governador de Nova Jersey, Phil Murphy.

O prefeito da cidade de Nova York, Bill de Blasio, prometeu uma "revisão completa". "Estamos todos descontentes com o que aconteceu", disse ele.

A tempestade, que antes havia atingido o sul e o meio-oeste, varreu a área metropolitana de Nova York pouco antes da noite da quinta-feira, antes de seguir para o norte em direção à Nova Inglaterra durante a noite.

Os totais de neve eram modestos na maioria dos lugares - 15 ou 18 centímetros -, mas inesperado para o dia e milhares de colisões de carros em baixa velocidade levaram a um impasse que dificultou a passagem dos arados para remover a neve.

Mais de 400 mil sem energia

De acordo com a CNN, mais de 400 mil pessoas estavam sem energia na manhã dessa sexta em 17 estados, do Kentucky ao Maine.

O clima frio e úmido contribuiu para acidentes de trânsito que deixou mortos em diversos estados, disseram as autoridades.