Política

Alagoas está entre os estados que não elegeram deputados negros

Nacionalmente, apenas 4% foram eleitos para cargos em suas regiões

Por Marcos Filipe Sousa com Agências 20/11/2018 16h04
Alagoas está entre os estados que não elegeram deputados negros
Assembleia Legislativa de Alagoas - Foto: Google

A próxima legislatura da Casa de Tavares Bastos para os próximos quatros anos não contará com representação negra. O cenário local reflete uma realidade nacional, onde apenas 4% de negros foram eleitos para cargos em todo o país.

No Brasil, eles somaram 10,7% das candidaturas (2.845) a todos os cargos disputados nestas eleições e foram eleitos senadores, deputados federais, estaduais e distritais. O levantamento levou em consideração os candidatos que se autodeclararam negros à Justiça eleitoral.

Nos atuais deputados estaduais da Assembleia Legislativa (ALE) em Alagoas também não há nenhum deputado que se declara negro perante ao TRE.

De 2014 para 2018 houve aumento do número de deputados federais pardos e pretos. Há quatro anos eram 103 congressistas, no ano que vem serão 125. No Senado, em 2014 eram cinco pardos e nenhum preto. Em 2019 serão 11 pardos e 3 pretos.

Entre os deputados federais, apenas 10 das 27 unidades da federação têm congressistas negros. São eles: Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.