Cultura

Celebração do 20 de novembro atrai diversos turistas e autoridades à União dos Palmares.

Representando Renan Filho, vice-governador destaca combate ao racismo

Por Assessoria 20/11/2018 16h04
Celebração do 20 de novembro atrai diversos turistas e autoridades à União dos Palmares.
Comemorações na Serra da Barriga em União dos Palmares - Foto: Assessoria

Nesta terça (20), a Serra da Barriga recebeu pessoas de várias localidades do Brasil e do mundo, além do prefeito, do vice-governador e outras autoridades e representações que discursaram sobre racismo, intolerância e valorização histórica. 

União dos Palmares vivenciou mais um 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, com as tradicionais celebrações na Serra da Barriga (Parque Memorial Quilombo dos Palmares), que foi certificada em 2017 como Patrimônio Cultural do Mercosul. Palco de cortejos e cerimônias religiosas às matrizes africanas e de diversidade de culturas e comércio de artesanato e culinária quilombola, o local atraiu autoridades e milhares de pessoas de diferentes origens e nacionalidades para prestigiar a data em solo sagrado. 

Prefeito do município, Areski Freitas (Kil) saudou todos os visitantes e autoridades presentes e fez uma retrospectiva histórica enaltecendo o legado e de liberdade e luta deixado por Zumbi dos Palmares e os negros que viveram no quilombo durante o período da escravatura no Brasil, além de fazer tributo a trajetória de todos os responsáveis pela consolidação da Serra como patrimônio histórico da humanidade. “É importante em União dos Palmares esse sentimento de pertencimento, de luta e de liberdade”, ressaltou o gestor. 

Pavimentação do acesso à Serra da Barriga 

Foi na atual gestão de Kil que um sonho antigo se tornou realidade: o andamento das obras de pavimentação do acesso à Serra, um percurso de 7km e 400 metros de grande relevância turística. Orçada em cerca de 8 milhões de reais, a obra se encontra em atraso, mas deve ser concluída nos próximos meses, segundo a previsão do Governo do Estado. 

Representando Renan Filho, vice-governador destaca combate ao racismo

Representando o governador do estado, Renan Filho, que está em viagem de férias com a família, o vice-governador Luciano Barbosa definiu o líder quilombola Zumbi como precursor de movimentos sociais importantes na História como o Iluminismo e a Revolução Francesa, que já traziam em suas concepções ideais de liberdade. Defendeu, ainda, a intensificação do combate ao racismo, a intolerância e as desigualdades sociais, principalmente com os jovens. Segundo o vice-governador, grande parte da população carcerária de Alagoas é jovem e negra. “É uma realidade que temos que mudar” afirmou. 

Na solenidade na Serra, participaram também o presidente da Fundação Cultural Palmares – que realizou a programação da Serra em parceria com o Governo do Estado -   Erivaldo Oliveira, o deputado estadual e recém-eleito senador, Rodrigo Cunha, o deputado federal Paulão, A Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José, a liderança religiosa e cultural Mãe Neide Oyá D’Ogum, entre outras autoridades. 

Programação na cidade

Em União, a Estação Ferroviária, outro ponto histórico do município, vai sediar apresentações artísticas a partir da tarde desta terça-feira (20). Entre elas, Tico Black, Afro Revolução, Afro Zumba, Trilha do Sol, entre outras. Além de apresentações culturais das escolas municipais e de uma projeção de cinema. Na segunda (19), a cidade recebeu uma projeção mapeada na Casa Jorge de Lima e atrações artísticas na praça Basiliano Sarmento.