Polícia

Megaoperação internacional de combate à pedofilia é deflagrada em Alagoas

Estão sendo cumpridos 17 mandando de prisão e 23 de busca e apreensão

Por 7Segundos 22/11/2018 07h07
Megaoperação internacional de combate à pedofilia é deflagrada em Alagoas
Essa é a terceira fase da Operação Luz na Infância, que já prendeu mais de 360 suspeitos - Foto: Cortesia/PC

A Polícia Civil de Alagoas e de outros 17 estados participam da Operação Luz na Infância 3, na manhã desta quinta-feira (22).

Cumprindo 17 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão, a ação tem como objetivo procurar arquivos com conteúdos relacionados a crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Em Alagoas, as equipes da Polícia Civil estão sendo coordenadas pelo delegado Fabrício Nascimento e as delegadas Adriana Gusmão e Bárbara Arraes.

Além da PC, aqui em Maceió, participam da operação o Instituto de Criminalística (IC). Agentes da Polícia Civil do Distrito Federal estão coordenando a ação em todo o país. Além do Brasil, a ação foi deflagarada na Argentina. 

Na capital alaganoa, pelo menos duas pessoas foram presas pelo crime de pedofilia e pornografia infantil. Uma no bairro do Poço, onde o suspeito foi preso em flagrante. Já no bairro da Santa Amélia, foi realizado a outra prisão. 

A Operação Luz na Infância 3 é fruto de cooperação entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Polícia de Imigração e Alfândega dos EUA (US Immigration and Customs Enforcement - ICE), o Corpo de Investigações Judiciais (CIJ) do Ministério Público Fiscal da Cidade Autônoma de Buenos Aires e as Polícias Civis do Brasil para o desenvolvimento e aprimoramento da atividade de repressão à exploração sexual infantojuvenil. Cerca de mil policiais participam da operação.

Primeira e segunda fase
A primeira fase desta ação ocorreu em outurbo de 2017, onde 157 mandados de buscam e apreensão foram expedidos e 112 suspeitos no crime de pedofilia foram presos. Já em maio deste ano, 579 mandados foram expedidos, sendo que apenas 251 pessoas foram presas.