Maceió

Abrasel se posiciona sobre operação de fiscalização em bares

Por 7Segundos com Assessoria 24/11/2018 10h10
Abrasel se posiciona sobre operação de fiscalização em bares
Thiago Falcão, Presidente da Abrasel/AL - Foto: Ascom/Maceió

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes divulgou nota pública neste sábado (24), onde se posicionou em relação a operação de fiscalização que foi realizada na noite de ontem, em determinados bares de Maceió, e que envolveu diversos órgãos da prefeitura como SMTT, SMCCU, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

O presidente da instituição, Thiago Falcão, que assina a nota, disse que a associação sempre declarou apoio às ações de fiscalização, independente do órgão que as realiza, mas teceu críticas a maneira como esse tipo de operação vem sendo conduzida, por se tratar, segundo ele, de um formato que prejudica tanto os empresários do setor, quanto os consumidores, afetando diretamente o turismo e a comunidade.

O forte aparato policial, e a maneira como as autoridades adentram os estabelecimentos fiscalizados, foram criticados por criar um clima de constrangimento tanto nos empresários quanto nos frequentadores.

A nota ainda reiterou a posição da Abrasel, contra esse tipo de operação, que foi classificada como “um grande circo midiático”, deixando claro o repúdio a todo tipo de ação desproporcional e qualquer procedimento humilhante.

Confira na íntegra a nota divulgada pela Abrasel

“A Abrasel/AL vem através desta apresentar seu posicionamento em relação à maneira com que foi conduzida, na última sexta-feira, uma operação em determinados bares de Maceió, realizada por diversos órgãos da prefeitura como SMTT, SMCCU, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

Em primeiro lugar gostaríamos de ressaltar que sempre declaramos apoio às ações de fiscalização, seja de qual órgão for, pois defendemos e sempre lutaremos pela total moralização do setor de alimentação fora do lar do Estado de Alagoas.

Todavia, os empresários do segmento de bares e restaurantes de Alagoas vem nos questionando fortemente sobre a maneira que a operação vem sendo conduzida. Nosso setor é totalmente contra esse formato de operação, que não traz nenhum benefício nem para a população nem para os estabelecimentos. Infelizmente, esse tipo de condução afeta diretamente o turismo e a comunidade, dando a sensação de insegurança e interferindo no momento de lazer das pessoas.

Com um forte aparato, policiais e demais representantes adentram nos estabelecimentos a "serem fiscalizados" em pleno final de semana, provocando, tanto nos frequentadores, quanto nos empresários um forte constrangimento devido à possível marginalização dos frequentadores de bares e restaurantes. A Abrasel já se posicionou diversas vezes contra a forma de condução dessas operações que na verdade parecem um grande circo midiático. Nosso segmento não deve ser responsabilizado, sozinho, por todas essas fiscalizações.

Mais uma vez reforçamos que sempre apoiaremos as ações de fiscalização que são benéficas para a sociedade, mas frisamos não entendermos a necessidade destas ações acontecerem nos bares, restaurantes e similares em plena noite e durante o final de semana.

Repudiamos a violência desproporcional e os procedimentos humilhantes aos quais foram e que vem sendo submetidos donos de bares e restaurantes da cidade, assim como toda e qualquer ação arbitrária, e desproporcional.

Nos colocamos à disposição das autoridades e da imprensa para debater esses procedimentos praticados em nossos estabelecimentos.

 

Thiago Falcão

Presidente da Abrasel/AL ”