Celebridades

Morre aos 77 anos, diretor de filme polêmico, Bernardo Bertolucci

O cineasta foi alvo de criticas após admitir ter filmado uma cena de sexo não consentida em um dos seus filmes

Por G1 26/11/2018 07h07
Morre aos 77 anos, diretor de filme polêmico, Bernardo Bertolucci
A causa da morte do cineasta não foi revelada - Foto: Tiziana Fabi/AFP Photo

O cineasta italiano Bernardo Bertolucci, diretor de filmes como o polêmico "O último tango em Paris" (1972), o premiado "O último imperador" (1987) e "Os sonhadores" (2003), morreu nesta segunda-feira (26) aos 77 anos.

De acordo com a imprensa italiana, Bernardo Bertolucci estava em casa, em Roma, mas a causa da morte não foi revelada. O jornal "Corriere Della Sera" cita "uma longa doença".

Considerado o último grande mestre do cinema italiano, Bertolucci fez ainda obras-primas como "Antes da revolução" (1964), "1900" (1976), "O conformista" (1970).

Com "O último imperador" (1987), levou o Oscar de melhor diretor (é o único italiano a ter levado o prêmio), melhor filme e melhor roteiro. O longa faturou, ao todo, nove estatuetas. Em maio de 2011, ele recebeu uma Palma de Honra, no Festival de Cannes, pelo conjunto de sua obra.

Nos últimos anos, o diretor vinha sendo alvo de críticas após ter vindo à tona um vídeo no qual ele admitiu ter filmado uma cena de sexo não consentida em "O último tango em Paris".

No vídeo gravado originalmente em 2013 mas republicado por uma ONG espanhola no final de 2016, Bertolucci conta que a atriz Maria Schneider (1952-2011), na época com 19 anos, não sabia o que aconteceria em uma cena na qual Marlon Brando (1924-2004) usa manteiga como lubrificante.

A sequência é uma das mais famosas e polêmicas da história do cinema, e intensificou a censura ao longa ao redor do mundo. "O último tango em Paris" teve duas indicações ao Oscar: melhor diretor e melhor ator (para Brando).

"A sequência da manteiga foi uma ideia que tive com Marlon na manhã anterior à filmagem", lembrou o diretor. "Fui horrível com Maria, porque não lhe disse o que iria acontecer". De acordo com ele, a intenção era fazer Schneider reagir "como uma menina, não como uma atriz".

O diretor afirmou na época sentir-se culpado pelo episódio, mas não arrependido. "Para fazer filmes e obter algo, às vezes precisamos ser completamente frios”.

Bernardo Bertolucci nasceu em 16 março de 1941, em Parma. Influenciado pelo pai, Bernardo começou a carreira artística também como poeta (chegou a ganhar prêmios literários). Cursou Literatura Moderna na Universidade de Roma, mas depois optou por se dedicar ao cinema.

O último longa de Bernado Bertolucci é "Eu e você" (2012).