Cidades

Lançado edital para concessão do Aeroporto Zumbi dos Palmares

Leilão deve ocorrer até o mês de março do ano que vem

Por 7Segundos com Agência Brasil 29/11/2018 15h03
Lançado edital para concessão do Aeroporto Zumbi dos Palmares
Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares - Foto: Agência Alagoas

Nesta quinta-feira (29) o Governo Federal lançou mais um edital de concessão de administração para rodovias e aeroportos em todo Brasil, entre eles está o de Alagoas, o Zumbi dos Palmares. 

Todos os aeroportos serão licitados, de uma vez, divididos em três blocos. Os do Nordeste com Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB); os da região Norte e Centro-Oeste com Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta e Sinop (MT); e os da região Sudeste, Vitória (ES) e Macaé (RJ). 

Juntos, esses terminais recebem, por ano, 19,6 milhões de passageiros e respondem por 9,5% do mercado nacional de aviação.

Na prática, caberá ao governo do presidente eleito Jair Bolsonaro tocar o pacote fechado de projetos de concessão a partir de 2019. Segundo o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, todo o processo de finalização dos editais foi acompanhado pela equipe de transição do futuro presidente.

Ainda no caso dos aeroportos, o prazo para realização do leilão é de, no mínimo, 100 dias a partir da publicação do edital, no caso, a primeira quinzena de março.