Saúde

Marx Beltrão cria PL que obriga plano de saúde a pagar por orientação em atividade física

A Lei “dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde” em âmbito nacional

Por Assessoria 30/11/2018 16h04
Marx Beltrão cria PL que obriga plano de saúde a pagar por orientação em atividade física
O deputado federal falou sobre o Projeto de Lei em seu Instagram - Foto: Reprodução/Instagram

Um Projeto de Lei protocolado na Câmara pelo deputado federal Marx Beltrão (PSD) obriga os planos de saúde a pagarem por profissionais para que pacientes tenham orientação especializada em atividades físicas.

Pela proposta, educadores físicos e personal trainers, que acompanham pessoas que necessitam de atendimento profissional para prática de atividade física quando esta é prescrita por um médico, deverão ser remunerados pelos planos.

Em seu Art. 1º, a lei proposta por Beltrão “altera a Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, para obrigar as operadoras de planos de saúde, respeitada a segmentação contratada, a custear as despesas dos beneficiários com profissionais de educação física, conforme indicação de médico assistente”. A Lei é a legislação que “dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde” em âmbito nacional.

“Este acompanhamento por um profissional de educação física é indispensável. A pessoa vai ao médico, ele indica que é necessária a prática de alguma atividade. Mas qual atividade? Quem vai dizer é o educador físico. E já que o paciente já paga o plano, e já que este atendimento é um atendimento em saúde, quem deve pagar este custo é o plano, e não paciente atendido” afirma Marx Beltrão.

Em vídeo publicado em sua conta de Instagram, Marx Beltrão falou sobre a iniciativa:

”Você que já paga caro por um plano de saúde, imagine a seguinte situação: você vai ao médico, e ele te “manda” praticar atividade física. Aí para ter uma orientação profissional você paga uma academia ou contrata um personal trainer. E paga mais uma conta, que deveria ser paga pelo seu plano... Acabei de apresentar um Projeto de Lei que obriga os planos de saúde a também cobrirem as despesas com profissionais de educação física, desde que indicadas por um médico. Este “custo saúde” tem quer ser coberto pelo plano. Não pago por você!”