Mundo

Com protestos, França pode declarar estado de emergência

Ato dos "coletes amarelos" deixou 133 feridos e 378 detidos ontem

Por Notícias ao minuto 02/12/2018 14h02
Com protestos, França pode declarar estado de emergência
Manifestação - Foto: Divulgação

Subiu para 133 feridos e 378 detidos o último balanço relacionado ao mega protesto ocorrido ontem (1), em Paris, pelo movimento dos "gilets jaunes" (coletes amarelos, na tradução).

O presidente da França, Emmanuel Macron, voltou da cúpula do G20, em Buenos Aires, na Argentina, para conferir os danos da manifestação, que ocorreu no Arco do Triunfo e na Avenida Champs-Elysee. Ele fez visitas ao local, onde foi vaiado, e pretende manter uma série de reuniões com seu gabinete nas próximas horas. Macron até cancelou sua ida à Polônia, para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24,) para acompanhar de perto a crise no país.

O governo estuda várias opções para evitar novas cenas de vi

olência e revolta, entre elas a instauração do estado de emergência na França. Um grupo que se apresenta como porta-voz dos ""gilets jaunes" disse, pela primeira vez, estar disponível para um encontro oficial com as autoridades. Os 10 porta-vozes, entre eles Jacline Moraud - cujas publicações nas redes sociais incentivaram os protestos - oferecem uma "solução" ao governo, mas pedem o fim do reajuste do preço dos combustíveis e o cancelamento da sobretaxa para a revisão obrigatória dos veículos.

O movimento "gilets jaunes" ganhou força em meados de novembro, em protesto contra o aumento do preço do combustível, principalmente do diesel - o mais usado - na França. O nome do movimento faz referência ao colete de segurança tido como item obrigatório nos veículos de transporte do país. No entanto, o movimento se ampliou em forma de protesto contra as políticas econômicas e sociais gerais de Macron.

A manifestação de ontem foi o terceiro grande ato em Paris desde 17 de novembro. No entanto, diariamente, grupos de manifestantes saem às ruas e bloqueiam vias e avenidas em toda a França. Em um dos bloqueios de hoje, em Arles, no sul, uma pessoa morreu. O balanço de mortos é de três pessoas desde o início da crise.