Capital

Conselheiros tutelares e de direitos passam por atualização profissional

Por 7Segundos com Semas 03/12/2018 18h06
Conselheiros tutelares e de direitos passam por atualização profissional
Conselheiros tutelares passam por atualização profissional - Foto: Ascom/Semas

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram nesta segunda-feira (3), o primeiro dia de capacitação para os conselheiros tutelares e de direitos do Município de Maceió. A capacitação será dividida em três momentos, encerrando no dia 17 de dezembro.

O primeiro momento da capacitação foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Economia (Semec) e contou com a participação de mais de 30 conselheiros das 10 regiões administrativas de Maceió. De acordo com a diretora do CMDCA, Maria Cícera de Oliveira, o intuito da ação é proporcionar aos trabalhadores mais orientações para atuar nas diversas demandas que o universo do Conselho tem.

“Há muito tempo que os conselheiros pediam essa capacitação e hoje é a primeira etapa de momentos que serão realizados nos dias 3 e 4, 10 e 11 e dia 17 de dezembro. Durante todos esses encontros serão trabalhados as demandas da área em que atuam, com o intuito de melhorar o serviço, o atendimento e levar uma informação mais completa”, explicou a presidente.

Ainda segundo Maria Cícera, a capacitação também tem o objetivo de estimular a criação de um cronograma de ações sobre o que é o Conselho Tutelar. “Ainda existe uma dúvida e até um medo das crianças sobre qual o trabalho do conselheiro, então um dos planejamentos para a capacitação é de se realizar um cronograma e planejamento de ações em lugares públicos sobre o nosso trabalho”, disse.

Weliton Vasconcelos é consultor de políticas públicas da criança e do adolescente e foi convidado para ministrar as aulas. “A capacitação veio para atender uma necessidade que existia no Conselho, então durante esses encontros irei estimular a reflexão, trabalhar a dinâmica e funcionamento de cada conselho. Vamos falar sobre as atribuições, orçamentos, processos administrativo, tudo para impulsionar o serviço”, falou.

Para Maria José da Silva, que é conselheira tutelar da região X, a capacitação era algo muito esperado. “Tudo que vem para ensinar, orientar e trazer novas informações é importante. Já nesse primeiro encontro tivemos um ótimo retorno”, disse a conselheira.

A capacitação continua nesta terça-feira (04) para os conselheiros tutelares e volta nos próximos dias 10 e 11 para conselheiros de direitos. No dia 17 será realizado um encerramento para todos os conselheiros.