Geral

GGAL realiza 3ª edição do Casamento Coletivo LGBTI+ de Alagoas

Por Ascom 04/12/2018 13h01
GGAL realiza 3ª edição do Casamento Coletivo LGBTI+ de Alagoas
Casamento coletivo será realizado no próximo dia 10 - Foto: Reprodução/Pinterest/salveanoiva.com

Desde 2011, após o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovar a união civil entre pessoas do mesmo sexo, mais de 60 mil casais LGBTI+ já oficializaram união, segundo dados do IBGE. Em AL, uma ação do Grupo Gay de Alagoas – GGAL, está contribuindo para o aumento dessas oficializações, trata-se do “ Casamento Coletivo LGBTI+”, realizado pela instituição, em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas, através do programa Justiça Itinerante.

Na próxima semana será realizada a sua 3ª edição, alcançando a margem de mais de 100 uniões oficiais ao longo das três edições. O evento será uma cerimônia fechada para 300 pessoas, destinada apenas para convidados, autoridades e imprensa e ocorrerá na próxima segunda-feira (10), a partir das 15h, no jardim do Museu Théo Brandão.

“A decisão resultou em ampla discussão sobre casamento homossexual e preconceito, mas permitiu também ampla reflexão sobre liberdade, ou seja, a comunidade LGBTI+ garantiu no plano jurídico direito à herança do companheiro, ou companheira, pensão alimentícia em caso de separação, declaração conjunta do Imposto de Renda e o direito à adoção de filhos.    Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil tem mais de 60 mil casais homossexuais”, afirma Nildo Correia, presidente do Grupo Gay de Alagoas e responsável pela ação.