Capital

Prefeito Rui Palmeira entrega Praça do Skate revitalizada

Por Secom Maceió 06/12/2018 10h10
Prefeito Rui Palmeira entrega Praça do Skate revitalizada
Praça do Skate foi revitalizada e entregue à população - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Tradicionalmente conhecida como Praça do Skate por ter recebido a primeira pista para a prática do esporte na capital, a Praça Sebastião Marinho Muniz Falcão, na Ponta Verde, foi reinaugurada nesta quarta-feira (6), pelo prefeito Rui Palmeira. O local foi completamente revitalizado e recebeu novos equipamentos, como quadras esportivas, instalação de mobiliário para atividades físicas e recuperação da pista de skate. Além disso, foram entregues novas áreas de lazer, iluminação em LED e parque infantil sustentável. O espaço revitalizado foi entregue no dia do aniversário da cidade que completou 203 anos.

O prefeito Rui Palmeira ressaltou a importância do espaço. “Essa é uma praça tradicional da nossa cidade e que nunca havia passado por uma reforma e entendemos que quando a gente revitaliza um espaço como este, devolve um pedaço da cidade para o cidadão”, afirmou. “Já fizemos esse trabalho em outras áreas de convivência, a exemplo da Praça da Faculdade e do corredor Vera Arruda e percebemos que a população voltou a frequentar e ocupar esses espaços”, disse.

O vice-prefeito, Marcelo Palmeira, chamou a atenção para a necessidade da colaboração da população na manutenção do espaço. “A Prefeitura entrega essa praça totalmente revitalizada e com equipamentos novos para os maceioenses e contamos com a ajuda de todos para manter ela conservada. Pedimos para que cuidem dessa praça e que denunciem atos de vandalismo”, pontuou.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), que é responsável pela manutenção de praças e áreas de lazer, as obras de revitalização receberam um investimento de cerca de R$ 700 mil em recursos oriundos da Prefeitura.

Para secretário-adjunto de desenvolvimento sustentável, Fábio Palmeira, a revitalização é uma forma de instigar a ocupação do espaço público. “A cidade é nossa casa, essa é a ideia que queremos passar para as pessoas. Queremos que elas vejam a recuperação dessa praça como um resgate, como uma forma de estimular a apropriação deste espaço”, destacou

Dona Edilva Alencar é moradora da região há 15 anos e comemorou a reforma. “A partir de hoje, realmente, nós temos um local de lazer e também para a prática de esportes. Como moradora estou muito feliz e agora precisamos ter a consciência de que essa obra foi feita com o dinheiro dos nossos impostos e como cidadãos precisamos cuidar desse espaço”.

“Berço do skate alagoano”

A solenidade contou com apresentações culturais em alusão às comemorações dos 203 anos de Maceió e os espaços para a prática de esportes foram abertos para a população. O presidente da Federação Alagoana de Skate, Pedro Ralado, elogiou a iniciativa. “Nós queremos agradecer de coração à Prefeitura de Maceió. Essa praça é o berço do skate alagoano e, por incrível que pareça, essa pista é única e atrai muitas pessoas do Brasil inteiro. Por isso, ver essa pista reformada e essa praça bonita e iluminada é um presente para nós que amamos o esporte.”

“O esporte é uma form de transformar vidas. A minha vida mudou por causa do skate, hoje sou formado em educação física e trabalho na área por causa desse esporte e eu quero ver muitas vidas sendo transformadas”, declarou.

A área recebeu iluminação com a tecnologia LED e foram instalados 44 postes e 62 luminárias, instalados pela Superintendência de Iluminação Pública de Maceió (Sima). Além disso, a praça ganhou um Parque Infantil Sustentável, o quarto instalado em Maceió por meio do programa de adoção de áreas públicas administrado pela Semds.

O equipamento com brinquedos produzidos a partir de madeira de reflorestamento de eucalipto foi instalado com investimentos do Unicompra em parceria com a Serraria Falcão. O ponto de ônibus também segue o padrão sustentável e foi adaptado ao espaço e instalado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).