Economia

Privatização dos Correios é descartada por futuro ministro

Por Uol 07/12/2018 21h09
Privatização dos Correios é descartada por futuro ministro
Correios - Foto: Correios / Divulgação

O ex-astronauta Marcos Pontes, que foi convidado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a partir de 1º de janeiro de 2019, esteve recentemente em reuniões com diversas entidades do setor científico-tecnológico brasileiro, a fim de estreitar relações com empresas e representantes já para o próximo ano.

Na ocasião, ontem (6), o futuro ministro descartou a ideia de privatizar os Correios, dizendo que a entrega da estatal à iniciativa privada não é pauta discutida dentro da montagem e planejamento do novo governo ou da pasta que ele próprio vai assumir. O assunto das reuniões vem sendo o de inserir no currículo educacional matérias voltadas à ciência e tecnologia, para desenvolver o interesse de jovens e adolescentes nos ensinos Fundamental e Médio.

“[Ciência e tecnologia] é estratégico para o desenvolvimento do país, assim como educação, e nós precisamos ter esse prestígio para dar esse retorno para a sociedade", disse Pontes, que ressaltou que a estrutura de secretários e funcionários que responderão ao seu ministério ainda está sendo desenvolvida.

Pontes também aproveitou para trazer esclarecimentos sobre a recente posição do governo em assuntos como o Acordo de Paris. O ex-astronauta disse que todas as pautas internacionais e acordos assinados estão sendo estudados minuciosamente, a fim de serem levados ao presidente eleito Jair Bolsonaro, para que este tenha uma decisão devidamente educada de manutenção ou retirada do Brasil.