Educação

Colégio Tiradentes promove formatura dos concluintes do 3º ano do Ensino Médio

Por PMAL 07/12/2018 12h12
Colégio Tiradentes promove formatura dos concluintes do 3º ano do Ensino Médio
Momento em que os formandos adentram o pátio de formatura, entoando o hino do CPM - Foto: PMAL

Aconteceu na tarde dessa quinta-feira (06), na APMSAM, a solenidade de formatura dos alunos dos terceiros anos do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas (CPM/Maceió). A solenidade foi presidida pelo diretor geral do colégio, tenente-coronel Carlos Azevedo, e contou com a participação da técnica pedagógica da 1ª Gerência Regional de Educação, Isaura Cristina, e autoridades educacionais, civis e militares.

O pelotão de formandos estava sob o comando da coronel-aluna CPM Tamara Borges, primeira colocada da turma. Após a leitura do Boletim Especial houve a passagem do estandarte da aluna da turma concluinte, major-aluna Patrícia Magalhães, para o novo terceiranista, o capitão-aluno José Victor.

“Este ato simbólico do CPM representa uma troca de responsabilidades, significa que os formandos estão deixando para trás o status de estudantes do ensino médio, cuja missão agora é delegada à nova turma, e partem para uma nova etapa na trajetória de suas vidas: o ensino superior e a busca de uma realização profissional”, explicou o tenente-coronel Carlos Azevedo, destacando ainda a forma exemplar com que o colégio educa e prepara os seus discentes.

Como forma de reconhecimento, os três primeiros colocados da turma que se destacaram pelo desempenho obtido nas disciplinas curriculares do ano letivo de 2018, alunos Tamara Borges, Patrícia Magalhães e Vinícius Marinho, respectivamente, receberam os cumprimentos e diplomas das autoridades presentes, seguidos pelos demais concluintes.

Outro momento de destaque e emoção para todos foi quando a formanda Thaynara Vilela fez a leitura de uma mensagem da turma pelo encerramento dos estudos no colégio, em agradecimento pelos anos que passaram na escola.

Para primeira colocada, Tamara Borges, os anos de convivência e de aprendizado no CPM sempre serão inesquecíveis em sua vida. “Foram anos incomparáveis, e a sensação é inexplicável. Saio hoje com a consciência formada sobre o que é ser cidadão, e por isso pretendo prestar vestibular para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Alagoas e contribuir para a defesa do povo alagoano”, assegurou a adolescente.

Após a continência individual à Bandeira Nacional, símbolo da Pátria, e o desfile da tropa formada, os formandos entoaram o tradicional “fora de forma” encerrando a formatura.

Colégio Tiradentes
O CPM comemorou neste ano 22 anos de existência. A instituição, até então, único colégio militar do Estado, obteve nos últimos anos destaques no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e na Avaliação de aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Alagoas (AREAL Médio).

Em 2016 a família Tiradentes cresceu e uma nova unidade foi construída em Arapiraca, agreste alagoano. O colégio já está se preparando para receber as novas turmas para o ano letivo de 2019, cujo edital foi aberto em 19 de novembro e as inscrições encerradas no último dia 23.