Cidades

Comitê entrega planos de saneamento básico a municípios de Alagoas e Sergipe

A solenidade acontece na manhã desta segunda (10), na Associação dos Municípios Alagoanos

Por 7Segundos, com assessoria 10/12/2018 10h10
Comitê entrega planos de saneamento básico a municípios de Alagoas e Sergipe
Mais de seis municípios da região do Baixo São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, receberam o documento - Foto: Divulgação/Agência Alagoas

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) tem se destacado nos últimos anos pelo financiamento na elaboração dos planos municipais de saneamento básico. Na manhã desta segunda-feira (10), será a vez da entrega dos documentos para mais seis municípios da região do Baixo São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

A empresa contratada por licitação para a execução dos serviços, concluiu a elaboração dos planos de saneamento de Feliz Deserto, Santana do Ipanema, Penedo, Piaçabuçu e Major Izidoro, em Alagoas, e de Pacatuba, município sergipano.

Com o documento em mãos, o prefeito deverá encaminhar para apreciação da Câmara Municipal, a fim de que os vereadores o transforme em lei. Com a legislação aprovada, o gestor municipal poderá busca os recursos necessários para a implantação do saneamento em seu município.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, explica que o documento não pertence ao Comitê, mas à sociedade.

“O Comitê da Bacia do São Francisco é um dos maiores financiadores de planos de saneamento, posso afirmar, do Brasil. Temos investido firmemente para reduzir ao mínimo possível, na tentativa até mesmo de acabar com o lançamento de esgotos in natura no Rio São Francisco. Nosso objetivo é que esse rio transfronteiriço, de riqueza e diversidade que encanta a todos, seja respeitado e que receba maior quantidade de água, com qualidade”, resume Miranda.