Saúde

Porto de Maceió desmente presença de passageiros com o vírus H1N1

Por 7Segundos 10/12/2018 09h09
Porto de Maceió desmente presença de passageiros com o vírus H1N1
Temporada de cruzeiros 2018/2019 tem início nesta quarta - Foto: Arquivo Secom Maceió

O Porto de Maceió se pronunciou, por meio de nota à imprensa, sobre informações que circularam nas redes sociais neste fim de semana, a respeito do desembarque de passageiros procedentes de um cruzeiro turístico, supostamente contaminados com o vírus H1N1, também conhecido como gripe suína.

O administrador do Porto, Luciano Camelo, informou que não houve nenhum registro pelas autoridades portuárias e sanitárias que liberam o desembarque dos passageiros e tripulantes dos navios, e que na última quinta-feira foi registrado um caso de gripe suína na Cidade de Santos, em São Paulo.

Na ocasião, uma americana de 75 anos que estava a bordo do Navio Celebrity Eclipse recebeu o diagnóstico de H1N1 pela Prefeitura de Santos e foi encaminhada para um hospital de referência da região. 

"Informamos ainda que a autoridade sanitária se mantém vigilante quanto à circulação do vírus influenza no Brasil, através dos serviços de saúde em todas as unidades federativas", diz trecho da nota.

Nota de esclarecimento

A Administração do Porto de Maceió, através do seu Administrador, Dr. LUCIANO CAMELO DA SILVA, vem esclarecer as notícias que circularam nas redes sociais e aplicativos de smartphones neste sábado, 08 de dezembro de 2018, sobre o desembarque no Porto de Maceió de passageiros com Gripe Suína procedente de um cruzeiro turístico. Informamos que não houve nenhum registro pelas autoridades portuárias e sanitárias que liberam o desembarque dos passageiros e tripulantes dos navios, e que na última quinta-feira foi registrado um caso de gripe suína (H1N1) na Cidade de Santos - SP, uma Americana de 75 anos que estava a bordo do Navio Celebrity Eclipse; o diagnóstico foi confirmado pela Prefeitura de Santos e que a passageira foi encaminhada para um hospital de referência da região. 

Informamos ainda que a autoridade sanitária se mantém vigilante quanto à circulação do vírus influenza no Brasil através dos serviços de saúde em todas as unidades federativas.

Portanto, a disseminação de tais Fake News presta um desserviço à sociedade, servindo a interesses escusos de quem as divulga.

LUCIANO CAMELO DA SILVA
Administrador do Porto de Maceió.