Alagoas

Veículos de Alagoas têm até essa semana para conseguir redução no IPVA

Automóveis com kit GNV no estado podem ter até 54% de desconto na alíquota de 2019 e maior economia em comparação a combustíveis líquidos

Por Agência Alagoas 10/12/2018 17h05
Veículos de Alagoas têm até essa semana para conseguir redução no IPVA
Conversão do veículo para o GNV garante redução no IPVA 2019 - Foto: Ascom Algas

Com a aproximação do fim de 2018, os motoristas de Alagoas têm ainda mais chances de garantir economia para o ano que se inicia. Com o desconto de até 54% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2019 concedido a veículos que fazem uso do gás natural veicular (GNV), agora é o momento mais propício para que proprietários adaptem seus automóveis para o uso do energético.

Segundo a Instrução Normativa Nº 22/2018 da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), quem usa GNV passa a ter uma alíquota de apenas 1,5% do valor do seu automóvel e chega a economizar entre 45% e 54% no total do IPVA, a depender da potência do carro. Segundo a distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, os condutores que adquirirem o kit GNV ainda em 2018 já contarão com a redução no IPVA do ano que vem.

“Este momento continua sendo o mais apropriado para motoristas adaptarem o veículo para o uso do GNV e, assim, já garantir o desconto no IPVA de 2019. Como estamos no fim de 2018, quem também comprar um novo veículo e fizer a adaptação contará não só com uma pequena parcela de IPVA esse ano, como já estará garantindo a redução no imposto do ano que vem”, explica o gerente comercial da Companhia, Fabio Sousa.

De acordo com a Algás, além desse benefício, outro aspecto que gera mais economia é a diferença de rendimento do GNV em comparação aos combustíveis líquidos, como a gasolina e o etanol.

Nos postos de combustíveis de Maceió, segundo levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a economia com uso do kit GNV em comparação à gasolina e ao etanol é de 41% a 44%. Só em Alagoas, são mais de 20 mil veículos que utilizam o combustível alternativo.