Saúde

Alagoas ocupa primeiro lugar no ranking de redução da mortalidade materna

Avanço na saúde materno-infantil ocorre há três anos, desde a criação do Programa da Primeira Infância

Por 7Segundos com Ascom Sesau 11/12/2018 18h06
Alagoas ocupa primeiro lugar no ranking de redução da mortalidade materna
Primeira infância I - Foto: Reprodução

O Governo de Alagoas por meio dá Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), divulgou nesta terça-feira (11), o resultado de pesquisa realizada pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, que coloca o estado em primeiro lugar no ranking de redução da mortalidade materna.

Em 2014, o Estado ocupava a 27ª Posição, a última no ranking dos estados, com um total de 104,1 óbitos maternos por cada cem mil crianças nascidas vivas, passando a liderar o ranking com 29,9 óbitos em 2017, com a menor razão de mortalidade materna do Brasil, três anos após a criação do Programa da Primeira Infância.

A redução, que vem ocorrendo gradativamente a cada ano, é resultado do conjunto de ações do Governo do Estado envolvendo várias secretarias e a participação direta dos municípios em busca da promoção do desenvolvimento integral da saúde materno-infantil, sobretudo das gestantes em situação de risco e vulnerabilidade social.

Para o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, a redução do índice de mortalidade materno em Alagoas, a partir da criação do Programa da Primeira Infância, é resultado de um trabalho inédito envolvendo gestores estaduais, municipais e do Ministério da Saúde.

“Desse modo, estamos executando uma gestão com responsabilidade e planejamento, tratando a saúde pública como prioridade, investindo na assistência materno-infantil, que impacta diretamente na redução da mortalidade materna e também da mortalidade infantil”, concluiu o secretário.