Turismo

Turismo promove seminário para jangadeiros

Por Ascom Semtur 13/12/2018 18h06
Turismo promove seminário para jangadeiros
Turismo promove seminário para jangadeiros - Foto: Ascom/Semtur

A Prefeitura de Maceió realizou, na manhã desta quinta-feira (13), um seminário de sensibilização turística para  condutores de embarcações que trabalham com passeios turísticos nas orlas lagunar e marítima. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), aconteceu no auditório Manguaba II, do Hotel Best Western Premier e contou com representantes dos trabalhadores e órgãos da administração municipal.

Realizado pelo Conselho Gestor, que regulamenta passeios turísticos em embarcações de Maceió, o seminário busca orientar e auxiliar condutores sobre atendimento ao turista, além de levar ações educativas e de preservação do meio ambiente.

Na oportunidade, o coordenador do conselho e representante da Semtur, Bernardo Palmeira, abordou assuntos como navegação e segurança, boas práticas e manipulação de alimentos, primeiros socorros, educação ambiental, atendimento ao turista e legislação, além da entrega de carteiras aos profissionais.

Para Bernardo, o seminário é momento fundamental para alinhar ações de melhorias e regulamentação desses passeios. “O seminário tem como intuito contribuir para que o serviço ofertado por jangadeiros e empresários seja cada vez mais qualificado. A Prefeitura visa regulamentar o serviço para que essas embarcações possam oferecer o suporte adequado a quem for usufruir dos passeios”, comentou.

Criado por uma lei municipal, o Conselho Gestor do Passeio Turístico em Embarcações na orla marítima e lagunar de Maceió é um órgão fiscalizador, que visa preservar o serviço prestado em lugares como as piscinas naturais e a região da lagoa. O seminário realizado pelo conselho é uma das etapas obrigatórias para que os prestadores de serviço consigam permissão de realizar passeios e atividades voltadas ao atendimento de turista em embarcações.

Segundo a presidente da Colônia de Pescadores Z1 da Pajuçara, Maria Aparecida, o seminário capacita ainda mais os prestadores de serviços das embarcações para oferecer um atendimento mais qualificado. “Com as palestras que nós vimos hoje no seminário, os profissionais passam a conhecer mais da legislação, da preservação do meio ambiente e o que a cidade oferece além das nossas praias. Nós gostamos de ser bem tratados quando estamos em um passeio, e é dessa maneira que tem que ser com o turista que visita Maceió”, afirmou.

Fazem parte do conselho, além da Semtur, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e Colônia de Pescadores Z1.