Mundo

Descoberta do Titanic aconteceu enquanto Marinha buscava submarinos nucleares

O navio foi encontrado no ano de 1985.

Por ISTOÉ 14/12/2018 16h04
Descoberta do Titanic aconteceu enquanto Marinha buscava submarinos nucleares
Descoberta do Titanic aconteceu enquanto Marinha buscava submarinos nucleares - Foto: Reprodução/ CNN

O Titanic foi encontrado em 1985, no fundo do oceano, mas a história que envolve a descoberta da histórica embarcação ganhou novos contornos nesta sexta-feira (14), após declarações de Robert Ballard, então comandante da Marinha dos Estados Unidos e oceanógrafo para um instituto, em entrevista para a CNN.

Ballard disse que o Titanic foi descoberto enquanto militares americanos realizavam uma missão em busca de dois submarinos nucleares naufragados no fundo do oceano. “Eles não queriam que o mundo soubesse, então eu tive que criar uma história”, declarou para a CNN.

Militares americanos procuravam o USS Thresher e USS Scorpion, dois submarinos nucleares americanos desaparecidos nos ano 60. Ballard, acompanhado por um cientista, precisariam encontrar essas duas embarcações para conseguir procurar o Titanic, em um acordo feito com a Marinha dos Estados Unidos.

A história descoberta atraiu a atenção de toda a imprensa e a proposta inicial da expedição acabou sendo escondida por anos. A verdadeira história, contada por Ballard, estará exposta no National Geographic Museum, em Washington, a partir do próximo ano.