Educação

Ifal Maceió leva à Portugal pesquisa de Informática aplicada à Saúde

Por Ifal 18/12/2018 12h12
Ifal Maceió leva à Portugal pesquisa de Informática aplicada à Saúde
Ifal Maceió - Foto: IFAL

Aliar a utilização da tecnologia à possibilidade de monitoramento da saúde de um usuário portador de doença neurodegenerativa não é uma tarefa fácil nem trivial. Mas é esta a proposta de pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Alagoas – Ifal, Campus Maceió, apresentada na Conferência de Informática aplicada à Saúde (HCist – International Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies, evento que acontece dentro do CENTERIS - Conference on ENTERprise Information Systems), na cidade de Lisboa, em Portugal, que revela as novidades da tecnologia em prol da saúde e qualidade de vida.

Os pesquisadores Leonardo Melo de Medeiros (coordenador do curso técnico de Informática do campus Maceió) e Taígo Ítalo Pedrosa (estudante do 3º ano do curso técnico de Informática para Internet e bolsista de iniciação científica) apresentaram no evento um sistema de monitoramento de tremores da doença de Parkinson. A pesquisa também tem a participação do aluno Felipe Vasconcelos e do professor Leandro da Silva, também do Ifal Maceió. A inovação consiste num aplicativo, instalado em smarthphones, que mensura os tremores decorrentes do Parkinson.

O monitoramento acontece de forma simples, espontânea e não invasiva, pois o aplicativo é acionado automaticamente quando o usuário recebe ou efetua uma chamada pelo celular, e ao segurar o telefone os seus reflexos e movimentos são monitorados e mensurados.

A partir dos movimentos e tremores captados, o aplicativo de monitoramento, chamado “Meu Parkinson Diário”, gera gráficos e pequenos relatórios que, levados ao conhecimento médico, possibilitam o acompanhamento mais eficaz da doença. A tecnologia permite avanços no tratamento pois possibilita ajustes na medicação, caso sejam necessários, e até intervenções nos hábitos do paciente, possibilitando a melhora de sua qualidade de vida.

O desenvolvimento do aplicativo é resultante de pesquisas realizadas no Ifal Maceió, com coleta de dados e testes reais de uso aplicados em pacientes, para verificar a eficácia do aplicativo. O resultado da pesquisa gerou a submissão de um artigoaprovado para apresentação na conferência em Lisboa.

O estudante Taígo Ítalo revela que ficou maravilhado com a oportunidade de participação no evento “Era uma conferência com muitos pesquisadores com graduação, mestrado ou doutorado. Sou um estudante do nível médio e tive o privilégio de participar”, destaca o estudante, que representou o Ifal no evento internacional.

O professor e pesquisador Leonardo Medeiros destaca que é um avanço para o Ifal ter mais um trabalho nas área de tecnologia e saúde apresentado em âmbito internacional. “Isto fortalece o nome e a visibilidade do Instituto como um pólo de inovação, além de nos possibilitar muitas parcerias para o avanço e aplicação da pesquisa”, avalia.

Em 2019, o aplicativo deve passar por alguns ajustes e ser disponibilizado gratuitamente para download pelo PlayStore.