Política

TRE responde a declarações de Renan Calheiros em rede social

Senador reeleito tem estado bastante ativo em suas redes sociais

Por 7Segundos 18/12/2018 20h08
TRE responde a declarações de Renan Calheiros em rede social
Senador Renan Calheiros (MDB) no plenário - Foto: Rádio Senado

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), divulgou nota pública nesta terça-feira (18), onde responde as declarações postadas pelo senador Renan Calheiros, em rede social, na tarde de hoje.

Em seu Twitter, o senador reeleito, que tem se mantido bastante ativo nesse período que antecede a posse de seu novo mandato, aproveitou para falar sobre o processo eleitoral em que foi vitorioso, e reclamou sobre pedidos de direito de resposta seus, que foram engavetados, e sobre uma multa em seu desfavor, após comentário sobre o candidato Benedito de Lira.

Renan teria postado no dia 29 de setembro, um texto em que acusava, Biu, de ter traído trabalhadores e aposentados, seguido da pesquisa Ibope.

“Biu está desesperado. Sua rejeição chegou a 48%, traiu trabalhadores e aposentados. Alagoas não aceita essa velhacaria. Será a derrota mais cara do país”, publicou Renan, durante a campanha.

De acordo com o senador, dois dias depois teria recebido de seus advogados um acordo feito com a Juíza da propaganda eleitoral, para que se retratasse, sob pena de R$ 40 mil por dia.

“Dois dias depois, meus advogados aparecem na produtora (coincidentemente eu estava lá) com um “acordo” que haviam feito com a Juíza da propaganda eleitoral - que chega a ser minha parenta - para que eu me retratasse, sob pena de multa de R$ 40 mil por dia”, disse Renan, que teria chegado a receber um texto como recomendação para o início da retratação.

Calheiros ainda deixou claro que não sabe ao certo o desfecho da ação, já que nunca recebeu retorno sobre a questão após mandar seus advogados dizerem a juíza, que ele nunca teria se retratado na vida, e não se retrataria para Biu de Lira.

“Nem sei qual foi o desfecho dessa ação, pois meus advogados nunca me deram retorno sobre isso. Precisei mandar o advogado dizer à Juíza que eu nunca havia feito retratação na vida, e não seria agora que me retrataria para o Benedito de Lira”, concluiu.

O TRE, por sua vez, explicou que todos os processos submetidos a Corte foram julgados dentro dos limites da legislação eleitoral, e em obediência aos prazos legais.

Confira abaixo, na íntegra, a nota divulgada pela assessoria do TRE/AL:

"O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), em sua composição plenária, nesta terça-feira (18), após ter tomado conhecimento das declarações postadas em redes sociais pelo nobre senador Renan Calheiros, esclarece que, durante o pleito eleitoral de 2018, todos os processos submetidos à Corte foram julgados dentro dos limites da legislação eleitoral e rigorosamente em obediência aos prazos legais.

Considera, ainda, que as manifestações oriundas da classe política, unanimemente elogiosas e dirigidas à Justiça Eleitoral alagoana são suficientes para o esclarecimento devido ao povo de Alagoas.

 

Maceió, 18 de dezembro de 2018."