Turismo

Trade turístico acusa prefeitura de Rio Largo de abandonar aeroporto

Na contramão do trade, prefeito quer reclassificação para categoria D

Por Redação, com Ascom 20/12/2018 11h11
Trade turístico acusa prefeitura de Rio Largo de abandonar aeroporto
Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares - Foto: Divulgação

No dia 9 de agosto, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, entregou ao superintendente da Infraero, Adilson Teixeira, o plano de trabalho que possibilita que o aeroporto Zumbi dos Palmares seja reclassificado para categoria Delta (D), permitindo assim que Alagoas receba vôos internacionais diretos, aumentando o fluxo de turistas estrangeiros. Faltando dois dias para o fim do prazo estabelecido pela ANAC, nada foi feito pela prefeitura, que abandonou o aeroporto. 

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), Milton Vasconcelos, a atitude do prefeito Gilberto Gonçalves é irresponsável, uma vez que traz sérios prejuízos econômicos para o Estado. “Infelizmente depende da boa vontade e da gestão dele realizar as mudanças necessárias. Enquanto os pontos do plano de trabalho não forem concluídos, quem mais sai perdendo é todo o estado, que deixa de ter vôos internacionais, ampliando assim o número de turistas de outros países”, destaca. 

O pleito do trade em relação à mudança de categoria do aeroporto é bastante antigo. Várias reuniões já foram realizadas, inclusive com a Infraero. Porém, o passo mais importante são as mudanças necessárias que a prefeitura de Rio Largo precisa realizar. Do total de mais de  80 itens exigidos pela Infraero e Anac, apenas 18 fazem parte do plano de ações entregue pela prefeitura de Rio Largo em agosto deste ano. Os mesmos que não foram cumpridos. As adequações solicitadas à Prefeitura de Rio Largo na região do entorno do aeroporto são consideradas simples como, por exemplo, a remoção de alguns postes, torres, caixas d’água e até o primeiro andar de algumas residências que foram construídas, sem a devida permissão. 

“A prefeitura alega que o aeroporto será privatizado, portanto que, quem comprar o aeroporto que se responsabilize. Mas isso é um atraso e falta de bom senso. A prefeitura precisa assumir seu papel quanto município responsável pela área. Os danos para o Estado são incalculáveis”, reforça Milton Vasconcelos.
Ele lembra ainda que o aeroporto Zumbi dos Palmares gera quase dois mil empregos para a população de Rio Largo e que, inclusive, os impostos também vão para o município.

Procurada pelo 7Segundos a Prefeitura de Arapiraca explicou que o secretário de Infraestrutura, Gustavo Ferreira, entregou o plano de ação durante reunião realizada com o trade turístico e que o plano já está sendo executado. A Prefeitura alega estar dentro de prazo, mas lembra que há o entrave de desintegração de posse. “Algumas família precisam ser removidas do entrono do aeroporto para ampliação prevista no plano de ação. Se houver atraso tem relação com a retirada das famílias, mas há envolvimento de Secretaria de Assistência Social para auxiliar no assunto” relata a Prefeitura.

O prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, se pronunciou sobre a declaração de Milton Vasconcelos. Leia na íntegra:

Tendo em vista as declarações divulgadas na imprensa pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), Milton Vasconcelos, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, esclarece que o município está cumprindo, dentro do prazo da ANAC, ao que ficou estabelecido no plano de ação para a reclassificação do Aeroporto Zumbi dos Palmares à categoria D, permitindo assim que Alagoas receba voos internacionais diretos.

“Em nenhum momento colocamos a responsabilidade do Plano de Ação para o aeroporto. Muito pelo contrário, me coloquei à disposição de dar agilidade e tenho me empenhado para resolver essa situação. Algumas delas são mais demoradas, principalmente quando envolve vidas e famílias, com a remoção das casas do entorno do aeroporto. Desde a reunião com o Trade Turístico, temos buscado entendimento com os proprietários e quanto às torres, já estão sendo judicializadas, até porque já foram notificadas”, explicou o prefeito Gilberto Gonçalves.