Tecnologia

Não é mais necessário ir ao Detran para conseguir sua CNH Digital

Desde o lançamento da CNH Digital, apenas 620 mil dos mais de 60 milhões de brasileiros habilitados a dirigir haviam gerado o documento em seus smartphones

Por TecMundo 20/12/2018 17h05
Não é mais necessário ir ao Detran para conseguir sua CNH Digital
O motorista não precisa mais ir ao Detran do seu estado a fim de conseguir uma liberação - Foto: Divulgação

O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) emitiu um comunicado oficial informando novidades na CNH Digital. Agora, para conseguir esse documento virtual, o motorista não precisa mais ir ao Detran do seu estado a fim de conseguir uma liberação.

Em vez disso, o próprio aplicativo, o Carteira Digital de Trânsito, agora conta com um recurso biométrico que consegue identificar o motorista remotamente. Basta apenas usar a câmera frontal do smartphone para fazer um selfie e aguardar a confirmação.

A câmera frontal ainda realiza uma “prova de vida”, exigindo que o usuário faça algum movimento com o rosto, evitando que criminosos consigam autenticar uma CNH Digital com uma foto do dono. Essa novidade está disponível para Android e iOS a partir de hoje (20) e já pode ser utilizada em todo o país.

Desde o lançamento da CNH Digital, apenas 620 mil dos mais de 60 milhões de brasileiros habilitados a dirigir haviam gerado o documento em seus smartphones. Com a novidade, a Serpro espera maior adoção.

“A necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento digital. Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do Detran. Mas, agora, ficou muito mais rápido e prático, facilitando a vida das pessoas”, Alexandre Baldy, atual ministro das cidades.