Segurança

Governo fala em redução de 26% de mortes violentas em Alagoas

Estado registrou 1.075 mortes violentas nos primeiros noves meses do ano

Por 7Segundos, com agências 21/12/2018 10h10
Governo fala em redução de 26% de mortes violentas em Alagoas
Governador concederá coletiva para tratar do assunto - Foto: Márcio Ferreira/Correio dos Municípios

O governador Renan Filho concederá entrevista coletiva nesta sexta-feira (21), a partir das 14 horas, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, para falar sobre os dados do índice nacional de homicídios. Os números mostram que Alagoas teve a maior queda entre todos os estados do Brasil no número de mortes violentas de janeiro a setembro de 2018.  A redução foi de 26%, se comparado com o mesmo período de 2017.

O levantamento foi feito pelo Fórum de Segurança Pública, mas o próprio Ministro da Segurança, Raul Jungmann, disse à impressa que ainda é cedo para apontar a origem das reduções e se disse surpreso com o resultado.

Os dados são refrentes ao intervalo entre os meses de janeiro e setembro deste ano e comprados com o mesmo período do ano passado. O resultado do estudo aponta que Alagoas teve 1.459 mortes violentas nos nove primeiros meses de 2017 e registrou 1.075 no mesmo período deste ano.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, também participará da coletiva.

Brasil
No Brasil a redução foi 12,4%. Um levantamento feito por uma ferramenta criada pelo Portal G1, aponta que 39.183 brasileiros foram vítimas de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.
Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que, entre janeiro e setembro de 2017, foram registradas 44.733 mortes violentas.

Apenas Roraima e Tocantins tiveram aumento no número de mortes violentas.