Saúde

Confira o funcionamento das unidades de saúde no feriadão de Natal

HGE, ambulatórios e Samu funcionam normalmente; Hemoal Maceió terá horário especial

Por Redação, com assessoria 21/12/2018 12h12
Confira o funcionamento das unidades de saúde no feriadão de Natal
Atendimentos no HGE, HEA e Ambulatórios vai ocorrer normalmente no feriadão de Natal - Foto: Olival Santos

Durante o feriadão de Natal que começa neste sábado (22) e vai até a terça-feira (25), as unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irão funcionar normalmente. O Hospital Geral do Estado (HGE) e os cinco Ambulatórios 24 Horas, em Maceió, além do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, estarão com o atendimento regular os quatro dias.

Para os Ambulatórios 24 Horas Noélia Lessa, na Levada; Dom Miguel Câmara, em Bebedouro; Denilma Bulhões, no Benedito Bentes; Assis Chateaubriand, no Tabuleiro do Martins e João Fireman, no Jacintinho; bem como nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) do Benedito Bentes e Trapiche da Barra, devem se dirigir somente os usuários que necessitem de primeiros socorros e outros procedimentos que dispensam estruturas e recursos mais complexos para a execução, a exemplo de curativos e pequenas suturas.

Nesses serviços, podem ser atendidos pacientes com asma, convulsão, cólica renal e biliar, diabetes, diarreia, dengue, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), febre, virose, gastrite, traumas ou que tenham sofrido acidente com material perfuro cortante. Também devem ser atendidas pessoas que tenham sido mordidas por animais peçonhentos, estejam com reações alérgicas, dores abdominais e infecção urinária.

HGE

Já os casos que devem ser encaminhados ao Hospital Geral do Estado (HGE) são os de maior gravidade ou aqueles que demandam atendimento de especialidades ou a realização de exames de maior complexidade. A unidade hospitalar é a única que trabalha com a Classificação de Risco, utilizando o Protocolo de Manchester.

Entre os casos que devem ser atendidos no HGE, estão os Acidentes Vasculares Crebrais (AVCs), hemorragia digestiva alta, diabetes, hipertensão arterial (HA), perfuração por arma de fogo e por arma branca, traumatismo cranioencefálico (TCE), insuficiência cardíaca congênita e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Também devem receber atendimento os pacientes com apendicite ou que tenham sofrido acidente de trabalho, moto e carro, atropelamento, afogamento, queimaduras e traumas ortopédicos.

HEA

No Hospital de Emergência do Agreste, localizada em Arapiraca, que tem o mesmo perfil do HGE, a equipe multiprofissional irá trabalhar seguindo escalas de plantão. “Nesse período do ano, muitas pessoas exageram no consumo de bebidas alcoólicas e se envolvem em acidentes de trânsito, principalmente em colisões e quedas de motos, por isso estaremos a postos para atendê-los”, ressalta a gerente da unidade Regiluce Santos.

Samu

Também irá funcionar normalmente o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Seja pela terra, com as ambulâncias, ou pelo ar, com o Samu Aeromédico, estaremos atendendo àqueles que necessitem de assistência pré-hospitalar móvel”, salienta a gerente de atenção pré-hospitalar da Sesau, Eliza Barbosa, ao acrescentar que os “socorristas estão aptos a atender a população de forma eficiente e humanizada”.

Hemoal

O Hemoal Maceió, situado no bairro Trapiche, além abrir para doações de sangue no sábado (22), das 8h às 17h, irá funcionar na segunda-feira (24), véspera de Natal, das 8h às 12h. Já a unidade Arapiraca, não irá receber doações durante o feriadão, funcionando apenas internamente, em regime de plantão, para liberar as bolsas de sangue destinadas às maternidades e hospitais.