Segurança

Policiamento de proximidade garante segurança no Centro para compras de Natal

Trabalhadores e frequentadores atestam o sucesso do Programa Ronda no Bairro na região

Por Agência Alagoas 21/12/2018 17h05
Policiamento de proximidade garante segurança no Centro para compras de Natal
Comerciantes, trabalhadores e frequentadores do Centro elogiam trabalho do Ronda no Bairro - Foto: Thiago Tarelli

A poucos dias do Natal, a principal região de comércio de Maceió, o Centro, está bastante movimentada com milhares de pessoas indo às compras para a maior celebração do ano. Com proximidade, ações sociais e culturais, o Programa Ronda no Bairro, do Governo de Alagoas, atua promovendo mais segurança aos compradores, trabalhadores e frequentadores do local.

Gerente de loja, Maurício Oliveira, 36 anos, trabalha no Centro há mais de dez anos e diz que o Ronda no Bairro tem feito a diferença na segurança da região. “Nós estamos muito contentes porque os policiais passam sempre por aqui e isso nos dá uma segurança muito grande. Os clientes elogiam muito também”, conta.

Frequentadora do centro da cidade, Gisele Alves, 42 anos, conta que sempre busca vir à região para as compras e também tem se sentido mais segura com o policiamento de proximidade. “Venho para cá porque encontro os melhores preços, mas a segurança foi sempre uma preocupação, só que agora tem melhorado muito. Vejo os agentes na rua e, por onde passo, não vejo mais assaltos ou brigas na região”, relata.

Quem também atesta a efetividade do policiamento de proximidade é o presidente da Aliança Comercial de Maceió, Guido Santos Júnior. “O Ronda do Bairro é fundamental, até porque o programa ajuda a suprir a necessidade de reforço no efetivo da polícia, nessa época. Nós agora ofereceremos mais segurança aos clientes, colaboradores e frequentadores aqui no Centro. O programa faz um excelente trabalho inibindo as ações dos bandidos”, revela o presidente, que também comemora um aumento de 15%, em média, no faturamento de dezembro, no comparativo com o mesmo mês do ano passado.

Com 60 agentes de proximidade se dividindo em quatro modalidades – a pé, de bicicleta, moto e viatura –, o Ronda no Bairro atua nas principais ruas e avenidas do centro da cidade, das 06h30 às 22h30. Além disso, o efetivo também conta com a equipe de Articulação e Mobilização Social, formada por psicólogas e assistentes sociais, atendendo a casos como conflitos familiares e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Diferencial

O superintendente do Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva, explica que o grande diferencial do programa é aliar o policiamento de proximidade com ações sociais e culturais.

“O programa foi inspirado em modelos do exterior e de grandes centros do país, mas nós fomos além, aliando policiamento com ações sociais e culturais, a exemplo de nosso trabalho com as crianças carentes do Jacintinho, do atendimento a conflitos familiares e a pessoas em situação de vulnerabilidade. Tudo isso promove a segurança pública e o bem-estar social do cidadão. No caso específico do Centro, é muito gratificante para a equipe saber que nosso esforço, além de garantir a segurança, tem impactado na qualidade de vida e na economia da cidade”, ressalta o superintendente.

Nos próximos dias, o comércio do Centro funcionará em horários especiais e, mesmo assim, seguirá sendo contemplado pela atuação do Ronda no Bairro. Após as 18h, parte do efetivo busca atuar também nas regiões de pontos de ônibus e nas proximidades das universidades e faculdades dos bairros Farol, Centro e Poço, garantindo a segurança da população que frequenta essa região à noite.