Saúde

Prefeito Rui Palmeira anuncia liberação de recursos para a saúde

Outros municípios alagoanos foram contemplados com recursos do Ministério da Saúde e o valor total do repasse foi de R$16,8 milhões

Por 7Segundos com Secom 22/12/2018 18h06
Prefeito Rui Palmeira anuncia liberação de recursos para a saúde
Rui Palmeira - Foto: Marco Antônio Barros

O prefeito Rui Palmeira, o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, e o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciaram neste sábado (22), a liberação de recursos para a Rede Municipal de Saúde. Em solenidade no Estacionamento do Jaraguá, foram assinados atos para a habilitação de novos serviços e autorização para construção de academias de saúde, além da entrega de veículos.

O prefeito Rui Palmeira destaca a importância das entregas. “Esse é, sem dúvidas, um reforço muito bem-vindo para a saúde municipal. O que estamos entregando aqui são recursos e equipamentos que vão auxiliar os serviços de atenção básica, de média e alta complexidade, além de serviços de reabilitação. Hoje, temos uma rede de saúde mais preparada para atender o maceioense e esperamos que ano que vem seja ainda melhor”, disse o prefeito

Para o ministro da saúde, Gilberto Occhi, as entregas de hoje são essenciais, sobretudo, para atividades de prevenção. “Entendemos que a caminhonete para a Vigilância Sanitária e a construção das Academias de Saúde, por exemplo, são uma forma de promover a prevenção. A caminhonete porque vai ser usada nas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, como realização de fumacê e transporte de agentes de endemias nas visitas domiciliares, e a academia de saúde porque é uma maneira de incentivar a prática de esportes”, afirmou.

“Nessas academias, a população pode contar com uma infraestrutura e equipamentos adequados, além de profissionais qualificados para promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável e educação em saúde”, acrescentou o ministro.

Ao todo foram entregues três veículos. Uma caminhonete para reforçar às ações de combate a endemias e duas vans adaptadas para o transporte dos usuários dos Centros Especializados em Reabilitação (CER). Os veículos adaptados vão garantir o acesso da pessoa com deficiência que não apresenta condições de mobilidade e acessibilidade aos pontos de atenção da Rede de Cuidados no SUS e, assim, ampliar o acesso e promover a qualificação dos serviços de reabilitação.

O secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô também ressaltou a importância dos investimentos para os moradores da capital alagoana. “Nós vamos acrescer principalmente na parte de Vigilância, aumentando um pouco a nossa frota. Mas, há outras situações, como a das academias de saúde, que nós vamos implantar nos conjuntos habitacionais, fazendo exatamente um programa de esportes onde é mais necessário, e essa é a diretriz do prefeito Rui Palmeira. Nós já implantamos duas e vamos implantar mais seis”, relatou o secretário.

Nonô agradeceu ainda os recursos direcionados à secretária nos últimos anos. “A minha presença aqui é também para dizer muito obrigado, porque Maceió jamais, em toda a sua história, foi tão ajudada quanto nessas passagens recentes do Ministério da Saúde, primeiro pelo ministro Ricardo Barros, e hoje, com ênfase maior ainda, com o ministro Gilberto Occhi”, destacou agradecendo ainda ao secretário executivo da pasta, Adeilson Loureiro.

O secretário lembrou ainda que os recursos liberados ajudaram a garantir os avanços na saúde. “Nos permitiu construir uma série de coisas e manter abastecidas as farmácias e os postos. E para o ano de 2019, o prefeito vai ter o prazer de inaugurar obras da maior importância, como a sede da Secretaria. Vamos começar também na Santa Lúcia a nova UPA e, no mesmo espaço, vamos construir também um Centro Especializado de Reabilitação (CER) à altura dos desafios de Maceió, e com isso a gente ganha mais espaço no PAM Salgadinho, além da rede de frios, onde ficam as vacinas, que hoje está na secretaria”, disse Nonô.

Outros municípios alagoanos foram contemplados com recursos do Ministério da Saúde e o valor total do repasse foi de R$16,8 milhões.