Brasil

Menino de 11 anos lê 230 livros em um ano e ganha prêmio

Sonho do garoto é ser escritor e jornalista e por isso pretender ler muito mais livros

Por G1 26/12/2018 11h11
Menino de 11 anos lê 230 livros em um ano e ganha prêmio
Além do Kauê inúmeras crianças alcançaram a meta de mais de 100 livros lidos - Foto: Reprodução/G1

Neste ano, o projeto "Escola de Leitores", em Macapá premiou o aluno da Escola Municipal Rondônia, Kauê Capiberibe, de 11 anos, que leu 230 livros durante o ano.

"Ler todos esses livros me trouxe muito conhecimento e sabedoria. Eu pretendo me tornar um escritor e jornalista um dia, por isso pretendo ler muito mais ainda," disse Kauê.

A organizadora do evento, professora Mariza Pinheiro, emocionou-se ao falar do projeto, que tem como objetivo tirar o Amapá entre as últimas posições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

"É o momento de perceber que nós temos potencial de melhorar através da educação e do incentivo à leitura. Não queremos mais ser o último estado brasileiro na educação básica, segundo diz o IDEB", explicou.

A professora Telma Nascimento, do colégio Rondônia, foi destaque neste ano e representou os professores do município. Ela criou projetos como o Piquenique Literário, Leitor Nota 10 e o Portfólio Inovador, no qual as crianças reescrevem o final da história de algum livro.

"Basta querer. Com amor e dedicação a gente consegue tudo o que quer e é importante passar isso para as crianças", disse a professora homenageada.

Telma reforça a importância dos estudantes em compartilhar suas histórias e experiências com os colegas, além de ser imprescindível, por parte dos professores, motivar os alunos, especialmente as crianças.

"Eu fui incentivando com desafios, premiando com medalhas, fazendo certificados e os ensinando a elaborar portfólios. Não se trata de ler por ler. A criança tem que saber contextualizar. Depois compartilhamos as experiências em sala de aula, isso ajuda na formação crítica dos alunos", ressaltou.

O prêmio Escola de Leitores valoriza o aluno que lê, escreve, trabalha oralidade, interpretação de texto e criticidade. Eles também apresentam um portfólio em sala de aula, contando suas experiências literárias.

A ideia é premiar, todos os anos, alunos que leem mais de 20 livros comprovadamente pelo caderno de registro dos professores. Mas o projeto surpreendeu ao constatar que inúmeras crianças alcançaram a meta de mais de 100 livros lidos.