Cidades

Hemoal convoca doadores para abastecer estoques

Demanda durante os festejos de fim de ano é maior

Por 7Segundos com Assessoria 26/12/2018 15h03
Hemoal convoca doadores para abastecer estoques
Estoque de sangue do Hemoal Maceió está abaixo do necessário para o feriadão do Réveillon - Foto: Carla Cleto

Em razão ao baixo estoque de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está convocado os doadores para ajudar no aumento das bolsas de sangue para as festividades de fim de ano quando a demanda é maior. A unidade Maceió, conta com 175 bolsas de sangue em seu estoque, quando o número ideial seria 300.

Para isso, o Hemoal irá funcionar em horários especial até a sexta-feira (28), das 7h às 18h. No sábado (29), estará aberto de 7h às 17h. Na segunda-feira (31), a unidade funcionará em horário especial de 7h às 12h e não abrirá na terça-feira (1), retomando o atendimento para doação de sangue na quarta-feira (2).

Segundo a assistente social do Hemoal, Paloma Clemente, durante as festas de fim de ano, o número de doadores no Hemocentro de Alagoas tende a diminuir, ao mesmo tempo em que o número de saídas de bolsas de sangue aumenta.

“Esperamos sensibilizar a população para que realize a doação de sangue e ajude o Hemoal a salvar vidas. Temos que lembrar que, neste período, onde as pessoas se excedem, o número de transfusões aumenta, por isso, temos que nos precaver de forma preventiva”, destacou Paloma Clemente.

A assistente social revelou que, no feriadão do Natal, foram distribuídas 75 bolsas de sangue para os hospitais e maternidades. “O consumo de bebidas aumenta nesse período e, consequentemente, o número de acidentes também cresce. As equipes do Hemoal estão preparadas para receber as doações e, desse modo, mantermos o estoque no índice ideal, que é 300 unidades”, ressaltou.