Maceió

2019: Rui Palmeira promete obras na parte alta de Maceió e revitalização no Centro

Chefe do executivo disse que graças a um financiamento dará inícios as obras ainda no começo do ano que vem

Por 7Segundos 27/12/2018 13h01
2019: Rui Palmeira promete obras na parte alta de Maceió e revitalização no Centro
Rui Palmeira, prefeito de Maceió - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Na tarde desta quinta-feira (27), o Prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), anunciou que irá realizar no início de 2019 obras de esgotamento e pavimentação, na região Norte e na parte alta da capital. O gestor contou a novidade durante uma entrevista para uma emissora de TV local.

Segundo o chefe do Executivo, a Prefeitura conseguiu financiamento junto com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O valor do empréstimo foi de 70 milhões de dólares, o que soma 270 milhões em reais.

Rui Palmeira informou que em janeiro as licitações serão publicadas e que metade do repasse será feito em meados do mês de março.

Entre as obras prometidas, drenagem, pavimentação, esgotamento e iluminação. O prefeito deixou claro a intenção de melhorar a vida dos moradores da parte alta de Maceió. “Vamos mudar a cara dessas regiões e entregar a população um bom lugar para se viver”, disse Rui Palmeira.

Feirantes X Prefeitura
Entre outros assuntos tratados na entrevista, Rui falou sobre o futuro do Centro de Maceió. Ele criticou os atos de destruição provocados por ambulantes, a população e até lojistas que segundo o gestor causam avarias na infraestrutura do comércio da cidade. Ele disse que a Prefeitura já tem feito intervenções estruturais no local, mas os próprios lojistas acabam danificando todos os reparos feitos. “Não adianta fazer as obras e a própria população acabar com aquilo. Por isso peço para quem presenciar atos de destruição no Centro, que denunciem, para que dessa forma possamos coibir”, declarou.

Além disso, o prefeito garantiu que em 2019 uma revitalização será feita no Centro e que os feirantes que vivem um impasse contra a Prefeitura serão deslocados para pontos que estão sendo preparados para recebê-los. Um desses locais é o Parque Rio Branco, que fica na região.

O gestor garantiu que novas barracas serão implantadas para a comodidade dos ambulantes. Ele disse ainda que outro ponto para as vendas dos feirantes será em um novo Shopping Popular, que será construído e na praça Palmares. Todos os investimentos são para o início de 2019.

Cancelas no Centro serão implantadas em 2019, segundo o prefeito. Para o gestor não há outra alternativa a não ser essa para coibir determinados danos ao patrimônio.

Bairro Rachado
Perguntado sobre a situação dos moradores do bairro do Pinheiro, que sofrem desde o início de 2018 com rachaduras nas residências e em toda a região, Rui Palmeira afirmou que ainda não se tem um resultado sobre o que teria causado esses fenômenos estruturais.

O prefeito de Maceió revelou que em janeiro uma nova equipe de pesquisadores e estudiosos estarão na capital alagoana para realizar novas pesquisas. A previsão é que em março seja divulgado um diagnóstico desse caso. Palmeira ainda criticou as fake news que têm circulado sobre possíveis resultados das pesquisas feitas durante todo o ano no bairro. “Não temos ainda um diagnóstico das pesquisas, mas me comprometo com a população do bairro, que ainda no início de 2019 os resultados do que teria causado essa situação preocupanteseja revelado e divulgado em toda a imprensa”, declarou o gestor.

De acordo com o prefeito, um apoio financeiro já está sendo preparado para ser entregue aos moradores do Pinheiro.

Línguas sujas
Cinco novas estações de bombeamento serão implantadas na orla de Maceió. O prefeito garantiu que fará o investimento, mas que é preciso ter a compreensão da população. Ele disse que o problema das línguas sujas são o saneamento antigo dos bairros da orla.

Segundo o chefe do executivo, em dias secos, as cinco estações de bombeamentos já existentes conseguem trabalhar sem nenhum problema, e realizar toda a limpeza. Mas em dias chuvosos, é impossível as máquinas terem esse tipo de agilidade.

Por isso, Rui passou a responsabilidade para o Governo do Estado e a Casal, pois, segundo Pameira, é preciso mudar o saneamento do bairro, que tem mais de 40 anos.