Capital

Com candidatura única, Otávio Lessa é eleito novo presidente do TCE

Desembargadora do TJ precisou interceder para cumprimento do regimento

Por 7Segundos 27/12/2018 13h01
Com candidatura única, Otávio Lessa é eleito novo presidente do TCE
Rosa Albuquerque tentava reeleição, mas 'cedeu' vaga a Otávio Lessa - Foto: TCE/Cortesia

Depois do imbróglio judicial para a escolha da nova presidência do Tribunal do Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), uma eleição com candidaturas única ocorreu na manhã desta quinta-feira (27) e teve como vencedor Otávio Lessa.

A atual presidente, Rosa Albuquerque, se retirou da disputa deixando o caminho livre para Lessa. Rosa havia tentado uma manobra para se reeleger com voto do uma conselheira substituta, o que não é permitido pelo regimento interno do Tribunal.

A liminar impedindo a validação do voto da conselheira substituta Ana Raquel Calheiros foi concedida pela desembargadora Elizabeth Carvalho, dop Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e os ânimos ficaram ainda mais acirrados. Hoje, porém, Albuquerque surpreendeu e ‘cedeu’ a vaga ao oponente. Lessa foi eleito por unanimidade, com seis votos, e deve assumir a presidência pelo biênio 2019-2020.

Rosa entrou então na disputa pela vice-presidência, que até o momento da votação não tinha candidatos. Ela acabou eleita por unanimidade.

Também hoje foi escolhida a corregedora da casa. Venceu conselheira Maria Cleide Bezerra que, assim como os demais, foi eleita com seis votos.

A disputa pelo cargo de Diretor da Escola de Contas ficou entre Fernando Toledo e Anselmo Brito. A sessão chegou a ser suspensa por cinco minutos e, na volta, Toledo retirou-se da candidatura e Anselmo foi eleito para o cargo de Diretor da Escola de Contas, também por seis votos.