Educação

Ufal divulga datas para novos alunos em 2019

Candidatos poderão ingressar na instituição com as notas do Enem e fazendo a inscrição no Sisu

Por 7Segundos 02/01/2019 10h10
Ufal divulga datas para novos alunos em 2019
Os alunos devem ficar atentos as datas da inscrição do Sisu e das chamadas feitas pela Ufal - Foto: Reprodução/Instagram

Estão previstas para o período entre 22 e 25 de janeiro as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é o mecanismo informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Podem participar do processo seletivo estudantes que prestaram as provas do Enem em 2018 e obtiveram nota superior a zero na redação. O resultado do exame será divulgado no dia 18 de janeiro.

Nesta terça-feira (1º), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) publicou em seu perfil no Instagram, o calendário para os alunos novos, que ingressarão em 2019 na instituição. Segundo a publicação, após o Sisu ser aberto, no dia 28 de janeiro será realizado a chamada regular dos estudantes que conseguiram uma das 4.500 vagas oferecidas pela universidade.

Há a possibilidade de o candidato entrar em lista de espera caso não tenha sido selecionado na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso, que vai de 28 de janeiro à 04 de fevereiro. A convocação para os candidatos da lista de espera ocorre no dia 07 de fevereiro.

A data da matrícula dos aprovados ainda será definida pela Ufal. É importante que o aluno fique atento aos dias, horários e locais de atendimento definidos pela instituição em que foi aprovado, evitando atrasos que possam representar a perda da vaga.

Cronograma Sisu/Ufal

Período de inscrições: 22 a 25/1

Resultado da chamada regular: 28/1

Prazo para participar da lista de espera: 28/1 a 4/2

Matrícula da chamada regular: será definido pela instituição

Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 7/2

Como se inscrever no Sisu

– Tenha em mãos o número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no Enem para acesso ao site sisu.mec.gov.br.

– Atualize seus dados de contato.

– Você poderá escolher até duas opções de curso. Para começar, é só clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção".

– O primeiro passo é pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. No resultado da busca, aparecem os detalhes dos cursos pesquisados. Clique no curso para ver a quantidade de vagas e modalidades disponíveis (ampla concorrência e ações afirmativas) e em seguida em "Escolher este curso" para continuar.

– Depois, leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções na qual pretende concorrer e clique em "Escolher esta modalidade". Fique atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.

– Por fim, confirme os dados do curso escolhido para concorrer no Sisu, veja a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado, e clique em "Confirmar minha inscrição".

– Na tela "Minha inscrição", confira a inscrição que você terá acabado de concluir. As opções de curso podem ser alteradas entre os dias 22 e 25/1. Apenas a última mudança será considerada.

– As notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial serão divulgadas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, a partir de 0h. Acompanhe-as durante o período de inscrição para avaliar suas chances.