Brasil

Técnico de companhia de saneamento morre afogado após ser sugado por tubulação

Segundo a empresa, funcionário não cumpriu procedimentos de segurança em estação de captação de água

Por G1 03/01/2019 07h07
Técnico de companhia de saneamento morre afogado após ser sugado por tubulação
O técnico realizava a ação rotineira para a limpeza e a retirada de folhas da grade instalada na entrada da estação - Foto: Reprodução

O técnico Wellington Ferreira, de 36 anos, morreu afogado enquanto fazia a manutenção em uma estrutura de captação de água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em Bertioga, no litoral de São Paulo. Segundo a estatal, que divulgou as informações nesta quinta-feira (3), o funcionário não seguiu procedimentos de segurança e, por isso, se acidentou.

O acidente ocorreu enquanto o técnico realizava a ação rotineira para a limpeza e a retirada de folhas da grade instalada na entrada da estação de captação de água que abastece a região central da cidade, às vésperas do ano-novo. Segundo a empresa, ele deveria retirar a estruturar de contenção de resíduos enquanto estivesse fora da água.

"De dentro da água, o funcionário retirou a grade que bloqueia a entrada e ficou preso na tubulação. Avaliação preliminar indica que os procedimentos de segurança não foram seguidos, uma vez que a empresa orienta que esta grade somente pode ser retirada de fora da água, sem a presença de pessoas na área de captação", informou a Sabesp.

Wellington, que trabalhava há seis anos na empresa, foi sugado pela pressão da água na tubulação onde ficou preso e morreu afogado ainda no local. Não houve possibilidade de socorrê-lo, conforme apurado pelo G1. Após o ocorrido, equipes de emergência foram à estação, retiraram o corpo do funcionário e o encaminharam ao Instituto Médico Legal.

O local do acidente também foi periciado pela polícia científica. Wellington deixou esposa e quatro filhas. A Sabesp informou que presta apoio à família do funcionário e que lamenta o ocorrido. A estação onde ocorreu o acidente não teve o funcionamento prejudicado e opera normalmente nesta quinta-feira, declarou a estatal paulista.