Alagoas

Ronda no Bairro completa um ano e tem programação comemorativa em Maceió

Renan Filho participa neste domingo (6), a partir das 9h, do evento que acontece, na orla de Ponta Verde

Por Agência Alagoas 04/01/2019 11h11
Ronda no Bairro completa um ano e tem programação comemorativa em Maceió
Ronda no Bairro em Maceió - Foto: Assessoria

Com base na filosofia do policiamento de proximidade e prevenção a crimes contra o patrimônio público, o programa Ronda no Bairro completa este mês um ano de contribuição para a queda registrada nos índices de violência e criminalidade em Alagoas.

Para comemorar os resultados do programa, que teve seu início no bairro do Jacintinho e hoje atua em oito bairros da capital alagoana, o governador Renan Filho participa, neste domingo (06), de uma programação especial aberta ao público, que acontecerá na Rua Fechada, Praia de Ponta Verde, em Maceió, a partir das 9 horas.

Na programação, estão previstas diversas atividades recreativas e prestação de serviços gratuitos à população, por meio de órgãos e secretarias estaduais como apresentações musicais, teatrais, contação de histórias, rodas de conversa, aula de zumba, dentre outras.

Em um ano de atuação, o programa registrou mais de 650 ocorrências diversas, evitando inúmeros assaltos a ônibus, combatendo o tráfico de drogas e auxiliando a população em situação de vulnerabilidade social, além da requalificação e devolução, à comunidade, de espaços de convivência mútua antes degradados.

Em seu discurso de posse para o segundo mandato, o governador Renan Filho destaca o papel do Ronda no Bairro na mudança de postura do Governo de Alagoas no combate à violência nos últimos anos, revertendo os números que envergonharam o Estado durante mais de uma década.

“Reverter indicadores tão arraigados e enfrentar o crime organizado não é uma tarefa fácil. Fizemos concursos, convocamos policiais, construímos e reformamos delegacias e batalhões, equipamos as polícias e apostamos também na prevenção. O resultado é motivo de muito orgulho para todos nós: tiramos Alagoas do topo do ranking dos Estados mais violentos do país e, quando fecharem os dados de 2018, espero que estejamos fora das 10 primeiras posições. Aqui em Maceió, o Ronda no Bairro expandiu a cobertura das forças de segurança. No primeiro bairro a receber o programa, o Jacintinho, em pouco tempo de atuação, foi devolvida aos moradores não apenas a sensação de segurança, mas o direito a sentar no banco da praça e bater um papo com os vizinhos, olhar a lua ou de abrir seu comércio até mais tarde e sem grades nas portas”, afirmou Renan Filho.

Atualmente, o Ronda no Bairro atende as áreas comerciais de oito bairros de Maceió: Jacintinho, Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Jacarecica e Centro. Para 2019, o Governo de Alagoas planeja manter o processo de expansão do programa, levando suas equipes para outros bairros da capital, como o Benedito Bentes, e municípios do interior do Estado.