Alagoas

Detran/AL faz alerta sobre notícia falsa referente à taxa do seguro DPVAT

Valor do seguro obrigatório é válido para todo o ano de 2019, não havendo descontos para pagamento antecipado

Por Agência Alagoas 04/01/2019 15h03
Detran/AL faz alerta sobre notícia falsa referente à taxa do seguro DPVAT
DPVAT deve ser pago no mesmo vencimento da cota única ou da primeira parcela do IPVA - Foto: Lays Peixoto

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa aos usuários dos serviços do órgão que a mensagem que circula no WhatsApp e em outras redes sociais referente ao desconto na taxa do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) é falsa.

A queda no valor do seguro, válido para todo o ano de 2019, não tem relação com a data de pagamento da taxa, diferentemente do que diz a mensagem que está sendo compartilhada, que o seguro terá desconto para o pagamento antecipado.

De acordo com a Seguradora Líder, empresa responsável pelo seguro, o valor do DPVAT é definido pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e varia apenas de acordo com a categoria do veículo. Para 2019, por exemplo, o valor para automóveis é R$ 16,21 e para motocicletas R$ 84,58.

O Seguro DPVAT deve ser pago no mesmo vencimento da cota única ou da primeira parcela do IPVA de acordo com o calendário definido pela Secretaria de Estado Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL). Em caso de veículos isentos desse imposto, o pagamento deve ser realizado juntamente com o emplacamento ou no momento do licenciamento anual.

O Detran/AL alerta ainda, que os usuários que desejam consultar a tabela de valores do seguro poderão acessar o site oficial da seguradora através do endereço: https://bit.ly/2AxTd9R.