Saúde

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização durante o verão em Maceió

Operação tem o objetivo de observar a qualidade das comidas e a higiene

Por Secom Maceió 09/01/2019 11h11
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização durante o verão em Maceió
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização na orla - Foto: Pei Fon / Secom Maceió

Com a chegada do verão, período de alta temporada, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) intensificou a fiscalização em bares, restaurantes e ambulantes que atuam na região da orla marítima. A operação tem o objetivo de observar a qualidade das comidades e a higiene no manuseio e acondicionamento.

Segundo Mayra Pedrosa, gerente da Inspetoria de Alimentos da Visa, o trabalho já é feito rotineiramente, mas está sendo intensificado nesse período de grande circulação turística na capital. “Nos últimos dias fizemos uma fiscalização em parceria com o Procon/AL com os ambulantes que atuam na orla da Ponta Verde. No momento da inspeção, não foram observadas infrações sanitárias, portanto, nenhum auto de infração foi emitido. A maioria dos ambulantes comercializa bebidas em latas e garrafas, o que confere maior segurança aos consumidores”, explica.

“Durante o trabalho nós orientamos tanto os ambulantes, quanto os estabelecimentos, como hotéis, supermercados, bares e restaurantes, sobre os cuidados com higienização, armazenamento e a validade dos produtos utilizados. Com os ambulantes, nosso trabalho é um pouco diferente, pois não liberamos Alvará Sanitário, então ele é mais orientação com boas práticas de manipulação de alimentos”, acrescentou a gerente da Inspetoria de Alimentos.

Denúncias

Na sede da Visa, o Disque Denúncia funciona das 8h às 17h. Todo o cidadão que identificar algum risco sanitário pode ligar para o telefone 3315-5241 e denunciar. Não é necessário se identificar, mas o registro da denúncia só será realizado com o nome e endereço completo do estabelecimento, além de um ponto de referência.