Geral

Criminosos clonam WhatsApp de médico e pedem dinheiro para contatos

Delegado Thiago Prado informou que 70 pessoas caíram no golpe, de 2018 para 2019

Por 7Segundos 09/01/2019 12h12
Criminosos clonam WhatsApp de médico e pedem dinheiro para contatos
Hugo Tenório relatou, por meio das redes sociais, como foi afetado pelo golpe - Foto: Arquivo Pessoal

Mais um caso de WhatsApp clonado foi registrado pela Delegacia Especial de Investigação e Captura (Deic), nesta quarta-feira (9). Criminosos bloquearam e clonaram o telefone de um médico e, em seguida, pediram dinheiro para os contatos dele.

Hugo Tenório relatou, por meio das redes sociais, que procurou uma loja da operadora e constatou que o chip não estava funcionando. Ao conectar um novo chip, ele descobriu que o WhatsApp e o telefone haviam sido utilizados para extorquir pessoas conhecidas.

“Como tenho centenas de contatos, ainda não tenho uma magnitude do estrago sobre minha reputação e se alguém caiu no golpe”, escreveu Hugo Tenório.

Os criminosos pediram R$ 7.400 para uma amiga da vítima e também entraram em contato com conhecidos do médico, no Ceará e Piauí.

De acordo com o delegado Thiago Prado, pelo menos, 70 pessoas foram afetadas pelo golpe, de 2018 para 2019, em Alagoas. Segundo o titular da Deic, a quadrilha age em âmbito nacional e envolve funcionários de operadoras.

“De dezembro para cá, o número de casos evolvendo médicos aumentou. Os criminosos aproveitam a boa condição financeira e confiança entre as pessoas da categoria”, afirmou.