Polícia

OAB Alagoas acompanha advogada vítima de ameaça durante depoimento no Conseg

Júlia Nunes Santos está sendo ser vítima de ameaça e perseguição por parte do ex-marido de uma cliente

Por Assessoria 09/01/2019 17h05
OAB Alagoas acompanha advogada vítima de ameaça durante depoimento no Conseg
Comissão estará acompanhando caso da advogada - Foto: Assessoria

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) já está atuando para conseguir medidas que protejam a integridade física da advogada Júlia Nunes Santos que, nesta terça-feira (08), denunciou na Delegacia da Mulher, ser vítima de ameaça e perseguição por parte do ex-marido de uma cliente. A Ordem acompanhou a advogada em depoimento ao Conselho Estadual de Segurança (Conseg).

Ao tomar conhecimento do caso, o presidente da Seccional Alagoana, Nivaldo Barbosa Júnior, entrou em contato com a advogada e garantiu todo o apoio da instituição, solicitando o acompanhamento imediato da Diretoria de Prerrogativas no caso e acionando em seguida o Conseg.

“Não vamos admitir qualquer ameaça à advocacia. Uma ameaça à advocacia é uma ameaça à lei e ao Estado Democrático de Direito. O caso é ainda mais repugnante porque também é marcado pela violência contra a mulher e põe em xeque a credibilidade das instituições. Não mediremos esforços para garantir a integridade física da advogada. A OAB Alagoas tem o papel de defender o cumprimento da lei e acima de tudo, defender a sociedade. Não podemos presenciar o desrespeito a uma mulher, nem tampouco a advocacia”, colocou o presidente.

O depoimento no Conseg da advogada Júlia Nunes foi acompanhando, nesta quarta-feira (09), pelo Secretário-Geral da Ordem, Leonardo de Moraes, pelo Diretor de Prerrogativas, Silvio Arruda, pela Secretária-Geral de Prerrogativas, Juliana Modesto, além do representante do Conseg, Marcus Lacet.

Ela relatou as ameaças recebidas através de mensagens, assim como temer pela sua segurança e de sua família. “Tudo isso representa ofensa à nossa classe e desrespeito a mulher. Ele não respeita e justiça nem a polícia. Infelizmente a demora no trâmite processual traz a sensação de impunidade e impulsiona a prática de mais crimes pelo mesmo”, disse a advogada durante depoimento, assim como no requerimento protocolado na OAB Alagoas, onde solicitou o acompanhamento da instituição e que fossem determinadas as medidas de proteção e providência que entender necessárias para a garantia de vida da advogada.

O membro do Conseg, Marcus Lacet, explicou quais os encaminhamentos que o conselho fará a partir do depoimento da vítima. “Será oficiado aos delegados onde tramitam os inquéritos policiais contra o acusado para saber a situação e o que precisa ser feito para a conclusão. Vamos deferir uma medida cautelar de segurança para a advogada, assim como iremos intimá-lo para prestar depoimento aqui no Conseg”, colocou Lacet.

A OAB Alagoas, através do Secretário-Geral, Leonardo de Moraes, afirma que tudo que for necessário para proteger a advogada será feito. “Não permitiremos ameaças ou intimidações a qualquer profissional do Direito em nosso estado. Como advogada, ela foi ofendida, assim como mulher. São esses casos que nos mostram como é importante cobrar que a lei seja cumprida, para não termos nosso estado num ranking negativo, como o mais violento contra as mulheres. Nossa instituição seguirá combativa”, finalizou.