Religião

Lavagem do Senhor do Bonfim acontece neste domingo (13), em Maceió

O ritual das Águas de Oxalá é definido pelos estudiosos das religiões afro-brasileiras como “um ritual anual de purificação, renovação”

Por Assessoria 09/01/2019 21h09
Lavagem do Senhor do Bonfim acontece neste domingo (13), em Maceió
Lavagem do Senhor do Bonfim acontece neste domingo (13), em Maceió - Foto: Assessoria

A XIX Edição da Lavagem do Senhor do Bonfim de Maceió acontecerá neste domingo (13/01) com cortejo saindo do jacintinho em direção à Praça do Bonfim, no Poço, numa realização da Rede Alagoana de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. A manifestação afro-religiosa, também conhecida como ritual das Águas de Oxalá, tem sua concentração na Rua São João, no bairro do Jacintinho, às 15h, de onde segue até o pátio da Igreja do Senhor do Bonfim, no bairro do Poço. O pátio da igreja será lavado com água-de-cheiro, flores e perfumes, pelo povo de santo.

O ritual das Águas de Oxalá é definido pelos estudiosos das religiões afro-brasileiras como “um ritual anual de purificação, renovação”. Pode ser considerado um “rito de passagem”, o fim e o começo, um novo ciclo. É a reverência a presença da água, fonte primordial da vida, que se apresenta em todos os rituais da Religião dos Orixás

A programação inclui fala de autoridades, revoada de pombos, aclamação a paz, queima de fogos em homenagem a Oxalá e ao Senhor do Bonfim.

Com a temática “Diga NÃO à Intolerância Religiosa”, o cortejo segue pelos bairros do Poço e Jaraguá, até a Casa de Iemanjá, na Rua Dona Alzira Aguiar, 429, no bairro Ponta da Terra.

Os organizadores pedem que se vista branco e que todos vão com sua água de cheiro, flores e energia positiva saudar o Senhor do Branco pedindo paz, proteção e dizendo não a intolerância religiosa.