Geral

II Encontro de Cooperativas Alagoanas do Ramo Educacional abordará Paideia

Professor doutor pela USP abordará sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga

Por Ascom Sistema OCB/AL 11/01/2019 14h02
II Encontro de Cooperativas Alagoanas do Ramo Educacional abordará Paideia
II Encontro de Cooperativas Alagoanas do Ramo Educacional abordará Paideia - Foto: Assessoria

Entre 16 e 17 de janeiro, professores da Coopex¹, Inovar², Coopepe³ e Coopema4 participarão do II Encontro de Cooperativas Alagoanas do Ramo Educacional. A atividade terá como tema central a Paideia, denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, e ele será ministrado por Marcus Boeira, professor doutor pela Universidade de São Paulo. O evento será realizado pelo Sistema OCB/AL5 no auditório do Memorial da Chesf.

O Sistema de Educação a ser abordado inclui temas como Ginástica, Gramática, Retórica, Música, Matemática, Geografia, História Natural e Filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e desempenhar um papel positivo na sociedade.

O conceito surgiu nos tempos homéricos e permaneceu em sua essência inalterado ao longo dos séculos, embora variando suas formas de aplicação e as disciplinas envolvidas, e continua a interessar muitos educadores e pensadores contemporâneos.

Ao longo dos dias 16 e 17 de janeiro, o professor doutor Marcus Boeira transcorrerá sobre os seguintes tópicos: O que é educação?, Paideia e formação do intelecto na antiguidade; Literatura e História; Pedagogia e formação do “gênio humano”. Cerca de 70 professores participarão do evento. 

Marcos Rocha, presidente do Sistema OCB/AL, explicou que teve a oportunidade de conhecer o professor doutor pessoalmente em uma missão técnica em cooperativas do Rio Grande do Sul, estado onde Marcus Boeira atualmente leciona, e que ficou admirado com a bagagem intelectual do profissional. “Então concordamos que a atuação dele seria fundamental durante o II Encontro de Cooperativas Alagoanas do Ramo Educacional. Ele tem muito a compartilhar conosco”, pontuou. 

Marcus Boeira tem fluência em inglês, italiano, espanhol, latim e um currículo recheado de palestras e cursos ministrados no Brasil e no exterior.  

1Coopex – Cooperativa Educacional de Xingó.
2Inovar – Cooperativa Maria Cristina de Souza.
3Coopepe – Cooperativa Educacional de Penedo.
4Coopema – Cooperativa Educacional de Maceió.
5Sistema OCB/AL – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL).