Brasil

Duas cidades de AL serão beneficiadas diretamente com novo decreto de armas

Portaria influência diretamente cidades com a taxa de 10 homicídios a cada 10 mil habitantes

Por 7Segundos 11/01/2019 15h03
Duas cidades de AL serão beneficiadas diretamente com novo decreto de armas
Maceió e Arapiraca serão beneficiados - Foto: Adriano Machado/Reuters

Nos primeiros dias de seu mandato, o presidente Jair Bolsonaro (MDB) anunciou que vai ampliar a autorização para que o cidadão possa ter uma arma dentro de suas casa, por meio de um decreto que seria anunciado nesta sexta-feira (11). Porém o Governo voltou atrás, e deixará para publicar na próxima semana.

Entre a mudanças está a flexibilização da posse para moradores de cidades consideradas violentas e em áreas rurais. Na parte urbana, um critério seria a taxa de homicídios superior a 10 por 100 mil habitantes. Com esse critério, a capital Maceió e a cidade de Arapiraca serão beneficiadas diretamente com a nova lei.

Já no Brasil, afetará diretamente 5.570 cidades em que vivem 169,6 milhões de pessoas, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal. Isso representa 82% da população brasileira, segundo dados do IBGE.

O texto preliminar também prevê o aumento do prazo para renovação da autorização de posse de cinco para 10 anos; moradores de áreas rurais e para servidores públicos que exercem funções com poder de polícia, além de proprietários de estabelecimentos comerciais.

De acordo com informações do Instituto Sou da Paz, obtidos através da Lei de Acesso à Informação, a cada hora seis armas são comercializadas no mercado civil brasileiro. Com a mudanças, o número poderá crescer.