Justiça

?Tutmés Airan empossa juízes da Comissão Gestora do Funjuris

Juiz Maurício Brêda permanece na Presidência do órgão

Por Assessoria TJ/AL 15/01/2019 13h01
?Tutmés Airan empossa juízes da Comissão Gestora do Funjuris
José Miranda, Maurício Brêda, Tutmés Airan e João Dirceu, após a posse no gabinete da Presidência - Foto: Caio Loureiro

Os juízes integrantes da Comissão Gestora do Funjuris – Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário de Alagoas – foram empossados nesta terça-feira (15), pelo presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan de Albuquerque Melo.

O magistrado Maurício César Brêda Filho permanece, nesta nova gestão, como presidente da Comissão. O juiz João Dirceu Soares Moraes compõe o órgão como coordenador de arrecadação e fiscalização. E o magistrado José Miranda Santos Júnior assume a coordenação administrativa do Funjuris.

O órgão recolhe custas de processos judiciais e taxas repassadas pelos cartórios extrajudiciais. O presidente Tutmés Airan avalia que o órgão precisa aumentar sua arrecadação para tornar possível as grandes transformações que a sociedade anseia da Justiça.  “O Funjuris é vital hoje pra o Poder Judiciário, porque foi ao longo do tempo assumindo despesas que pertenciam ao orçamento originário”, disse.

O juiz Maurício Brêda afirma que o Fundo conseguirá mais recursos reduzindo a evasão de custas judiciárias. “Esse desafio será maior do que na gestão anterior, uma vez que nós aprendemos um pouco do Funjuris nesses quase dois anos e vamos agora tentar implementar novas medidas”.

Tutmés Airan também enfatizou a importância de se reduzir a burocracia no órgão. “[O juiz] Maurício é um trator, e nós precisamos de tratores para enfrentar essa burocracia que trava as coisas. Quem compõe o Funjuris tem que ter esse perfil”.

“Hoje nós queremos que a população não precise se descolar até a sede do Funjuris para resolver suas pendências”, explicou Maurício Brêda. “Estamos implementando e aumentando essa atuação virtual”, disse.