Mundo

Sem funcionários por paralisação, Trump compra hambúrgueres para jantar com atletas

Muitos funcionários da Casa Branca não estão trabalhando durante a paralisação, que é a mais longa da história do país.

Por G1 15/01/2019 15h03
Sem funcionários por paralisação, Trump compra hambúrgueres para jantar com atletas
Sem funcionários por paralisação, Trump compra hambúrgueres para jantar com atletas - Foto: Joshua Roberts/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta segunda-feira (14) na Casa Branca o time de futebol americano Clemson Tigers, campeão da liga universitária, com cerca de 300 hambúrgueres encomendados no Burger King, McDonald's e Wendy's, além de pizzas do Dominos.

"Temos pizzas, temos 300 hambúrgueres, muitas muitas batatas fritas, todas as nossas comidas favoritas. O motivo é por causa da paralisação", disse Trump a repórteres antes de receber os atletas.

“Eu quero ver o que estará aqui quando sairmos, porque não acho que será muita coisa”, disse Trump, antes dos jogadores, vestidos de terno, entrarem a sala e começarem a se servir.

A Casa Branca disse que o próprio Trump ofereceu o que descreveu como “a grande comida americana”. O presidente explicou que pagou do próprio bolso pela comida devido à falta de funcionários na Casa Branca pela paralisação parcial do governo, que entrou em sua quarta semana.

Em nota, a Casa Branca afirmou que o presidente queria "organizar um evento divertido" para comemorar o título do Clemson Tigers. E, por esse motivo, ele decidiu pagar pelo fast-food. Também afirmou que muitos funcionários da Casa Branca não estão trabalhando durante a paralisação.

"Eu fiz uma escolha. Ou não oferecíamos comida, porque estamos em uma paralisação. Ou serviríamos pequenas saladas que a primeira-dama (Melania Trump) prepararia com a vice-primeira-dama (Karen Pence). Ou peço uns mil hambúrgueres", afirmou o presidente.

O Clemson Tigers, da Carolina do Sul, venceu a grande decisão da temporada do futebol americano universitário na última semana com uma grande virada sobre o Crimson Tide, do Alabama.

Com atletas críticos às políticas de Trump, equipes campeãs das ligas profissionais do país, como o Golden State Warriors, atual detentor do título da NBA, e o Philadelphia Eagles, último vencedor da NFL, decidiram não visitar a Casa Branca depois das respectivas conquistas.

Paralisação

A atual paralisação parcial do governo federal dos EUA é a mais longa da história do país. Ela bateu o recorde no último sábado, ao completar 22 dias. Um quarto do governo federal está sem funcionar e 800 mil servidores públicos estão sem receber salário. A paralisação ocorre por falta de um projeto de orçamento.

O bloqueio do orçamento é resultado da queda de braço entre o presidente Donald Trump e a oposição democrata por causa da construção do muro na fronteira com o México.

De um lado do cabo de guerra, está Trump dizendo que só aprovará o orçamento deste ano se os congressistas incluírem no projeto quase US$ 6 bilhões para a barreira física que, segundo ele, é a solução para impedir a imigração ilegal nos EUA.

No outro lado, está a Câmara, controlada pela maioria de democratas, e que não concorda em incluir a cifra e liberar o dinheiro, dizendo que a política migratória e os argumentos do governo sobre o tema são enganosos e que fazem parte de uma "crise fabricada".